segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Guiné-Bissau: FISCAP desmantela acampamento de pesca ilegal na Ilha de Dabancore




Comunidade com mais de 20 mil pessoas

Bissau – O Serviço Nacional de Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP), levou a cabo uma operação este Domingo, 22 de Fevereiro, na Ilha de Dabancore, Sector de Cacine, região de Tombali, sul da Guiné-Bissau.

Esta comunidade piscatória conta com uma população com mais de duas mil pessoas nesta localidade, onde vivem há mais de 20 anos, em actividades de pesca ilegal.

Em declarações a PNN, Pedro Gomes, director técnico do FISCAP, garantiu a continuidade destes trabalhos de desmantelamento em locais desta natureza em todo território nacional, conforme as orientações do Governo neste sentido.

Na missão tomaram parte as autoridades regionais do Sector de Cacine, técnicos do Ministério da Saúde, do Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau (IBAP), assim como vários técnicos da Secretaria das Pescas.

Falando à PNN, Joãozinho Mane, que esteve no acto em representação do IBAP, repudiou a presença desta comunidade piscatória em Dabancore, classificando as acções como devastadoras, graves e uma ameaça à ecologia naquele zona, que fica situada perto do Parque da Lagoa de Cufada.

De referir que, momentos antes desta medida que culminou com um incêndio de destruição deste acampamento, os pescadores assinaram, através do seus representantes, dois termos de engajamento com o Governo em que se comprometiam a abandonar o local até 31 de Dezembro do ano passado, o que não aconteceu, sendo o segundo acordo datado de Janeiro.

(c) PNN Portuguese News Network – Bissau Digital

Sem comentários:

Mais lidas da semana