terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

NOVO PRIMEIRO-MINISTRO TIMORENSE DIZ QUE É “UMA HONRA” SERVIR TIMOR-LESTE




Díli, 10 fev (Lusa) - O primeiro-ministro indigitado de Timor-Leste, Rui Araújo, disse hoje à Lusa que é uma honra servir o povo timorense, considerando que há uma distância gigantesca entre si e a estatura política do seu antecessor, Xanana Gusmão.

"Estou consciente de que há uma distância gigantesca entre a estatura política de Xanana Gusmão e aquilo que sou. Mas aceitei o desafio simplesmente sob a perspetiva de melhor servir a causa e o povo", disse à Lusa, na sua primeira entrevista desde que a Presidência da República confirmou que tinha sido indigitado para suceder a Xanana Gusmão.

Rui Araújo, membro do Comité Central da Fretilin, vai tomar posse, previsivelmente esta semana, como primeiro-ministro do VI Governo timorense, tendo explicado à Lusa numa conversa telefónica que ainda estão a decorrer negociações sobre a formação do executivo.

"Isso ainda está em discussão e depois das consultas com o Presidente da República comunicaremos a composição", disse.

Já depois desta conversa, fonte da Presidência confirmou que Rui Araújo vai ser recebido na quarta-feira às 11:00 locais (02:00 em Lisboa)

Rui Araújo, que no passado foi 'estafeta' das comunicações do então líder da resistência timorense, Xanana Gusmão, passa agora a liderar um executivo onde comandará o líder histórico timorense.

"É uma honra e privilégio fazer isso. Não por uma questão de honra pessoal ou de prestígio pessoal, mas por servir a causa e o povo", afirmou.

Questionado sobre o que representa ser primeiro-ministro, Rui Araújo considerou que marca "o início de uma operação de resgate do futuro [de um país] que até aqui tem vivido refém do passado", marcando uma mudança geracional.

"No sentido de que é preciso pensar para a frente, é preciso respeitar a história do passado, mas é preciso trabalhar para construir o futuro", afirmou.

"É uma iniciativa que dá o começo a uma transição da qual, nos próximos anos, vamos começar a ver os resultados", disse.

Sobre o seu programa de Governo, Rui Araújo considerou que "tudo é prioridade" na complexa agenda de Timor-Leste, mas que é necessário realismo, já que o tempo até ao final da legislatura, apenas dois anos e meio, é pouco.

"A prioridade não deve ser diferente daquilo que foi traçado pelo V Governo. Terá que ser desenvolvida no âmbito do Plano Estratégico Nacional", disse.

"Mas o foco da governação vai ter que se centrar na melhoria da prestação de serviços e da qualidade das obras, em curso e que vão ser feitas", afirmou.

O objetivo parece ser aproveitar o que falta da legislatura para melhorar formas de trabalho, algo que Rui Araújo explicou implica atuar em toda a cadeia de tarefas, "tanto a nível de eficiência orçamental, como técnica na preparação e execução dos programas".

Isso permitirá, finda esta legislatura de trabalho, facilitar a continuação de toda a agenda de desenvolvimento nos anos seguintes, explicou.

Uma tarefa complexa que começa já no desenho do seu elenco governativo e que a partir de agora mudará o que era a vida, muito mais simples, de um homem fortemente ligado à família.

"Já partilhei com franqueza os sacrifícios que a família vai ter que passar. Estão comigo, solidários, porque também comungam a causa e estamos unidos para enfrentar isto", afirmou.

O novo Governo timorense deverá tomar posse, no Palácio de Lahane, nos arredores de Díli, na sexta-feira.

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana