terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

FRETILIN INSISTE NA REDUÇÃO DA DIMENSÃO DO GOVERNO DE TIMOR-LESTE




Díli, 10 fev (Lusa) - O presidente da Fretilin, Lu'Olo, insistiu hoje na redução da dimensão do Governo de Timor-Leste, cujo processo de formação está atualmente em curso, considerando que é importante apostar pela eficácia.

O responsável da Fretilin falava aos jornalistas no Palácio Presidencial, em Díli, onde esteve hoje reunido com o chefe de Estado, Taur Matan Ruak.

"A Fretilin, mais uma vez, manifestou a sua vontade em ajudar a encontrar alguma solução para esta situação politica. Foi precisamente por isso que estivemos cá", afirmou.
Lu'Olo e o secretário-geral do partido, Mari Alkatiri, estiveram reunidos durante menos de 30 minutos com o presidente da República, Taur Matan Ruak, que hoje conclui as rondas de contactos com os partidos com assento parlamentar com uma reunião com o maior partido timorense, o CNRT.

Questionado pela Lusa sobre o processo de formação do Governo - e informações de que a lista de membros do futuro executivo foi ampliada para mais de 40, dos quais os 30 iniciais - Lu'Olo disse que isso era uma número exagerado.

"A proposta do novo governo é de um executivo demasiado grande - a proposta que anda aí a circular é de 44 elementos, isso significaria 10 menos do que o total atual, que é de 55. ele até acha que 30, a primeira proposta de redução é insuficiente e que deviam ser apenas 20 a 25", afirmou.

Apesar disso, Lu'Olo recordou que a Fretilin não vai integrar o Governo como partido e que os membros do partido que podem integrar o executivo "foram convidados individualmente".

"Do ponto de vista político, a Fretilin defende que se deve reduzir o Governo para o tornar mais eficaz. Mas isso não condiciona a escolha do senhor Rui Araujo para ser primeiro-ministro. Até porque isso foi escolha do senhor presidente do CNRT", disse.

Para Lu'Olo, porém, o facto de Xanana Gusmão se ter demitido e dessa demissão ter sido aceite pelo Presidente da República "significa que todo o bloco que tem vindo a atuar como coligação do [Governo] caiu".

"O bloco já não existe", afirmou.

Lu'Olo e Mari Alkatiri estiveram reunidos durante menos de 30 minutos com o Presidente da República, Taur Matan Ruak, que hoje conclui as rondas de contactos com os partidos com assento parlamentar com uma reunião com o maior partido timorense, o CNRT.

Taur Matan Ruak informou segunda-feira ter aceitado o pedido de demissão do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, iniciando o processo de constituição do novo Governo que espera estar terminado no final desta semana.

"Depois da reunião do Conselho de Estado", o Presidente "Taur Matan Ruak informa que aceitou o pedido de demissão do Primeiro-Ministro, apresentado no passado dia 05 de fevereiro", o que "tem como consequência a demissão do Governo, nos termos da Constituição", refere um comunicado da presidência emitido na segunda-feira.

Já antes, através do Facebook, a Presidência confirmou que a tomada de posse do novo Governo será às 15:00 (hora local, 06:00 em Lisboa) na sexta-feira.

ASP // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana