domingo, 22 de fevereiro de 2015

Portugal. Dirigente do Syriza cita Sérgio Godinho para deixar aviso a Passos Coelho




O dirigente do Syriza, Yiannis Bournous, afirmou hoje no Porto que o acordo firmado entre o Eurogrupo e o Governo grego «é um sinal do início do fim da austeridade na Europa». Bournous citou por duas vezes Sérgio Godinho para atacar Passos Coelho.

Bournous quis deixar «uma mensagem» ao primeiro ministro português, parafraseando a música "Maré Alta" de Sérgio Godinho: «Aprende a nadar senhor Coelho, que a maré se vai levantar. Porque, mais cedo ou mais tarde, a liberdade vai passar por aqui".

Mas este não foi o primeiro momento musical da intervenção do dirigente do Syriza: no início do discurso, Bournous, num português quase perfeito, cantou: «Só há liberdade a sério quando houver paz, pão, saúde, educação. Só há liberdade a sério quando houver liberdade de mudar e decidir». Outro clássico do cantautor português.

«Tenho boas notícias para Portugal: com a decisão do Eurogrupo, temos a morte anunciada dessa instituição não democrática que é a troika», frisou Bournous, num comício organizado pelo Bloco de Esquerda no Mercado Ferreira Borges no Porto.

«Nos últimos dias, o governo de direita alemão e os seus aliados, o sr. (Pedro Passos) Coelho e o sr. (Mariano) Rajoy [primeiros-ministros de Portugal e Espanha, respetivamente] conseguiram escalar a ofensiva contra a Grécia para tentar parar qualquer gesto de tolerância e as exigências gregas», lamentou.

As críticas aos governos Português e Espanhol surgem um dia depois de o Eurogrupo ter chegado a acordo para o prolongamento da assistência financeira à Grécia, e de vários órgãos de comunicação social terem noticiado que as delegações espanhola e portuguesa se opunham ao compromisso.

TSF


Sem comentários:

Mais lidas da semana