segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Timor-Leste é mais que petróleo e precisa de parcerias na CPLP - empresário




Díli, 23 fev (Lusa) - Timor-Leste é mais do que petróleo e tem amplas oportunidades de investimento a que podem aceder empresários da CPLP, disse à Lusa o empresário Jorge Serrano, que assume esta semana a presidência de honra da Confederação Empresarial lusófona.

"Queremos mostrar Timor-Leste e, se possível, fechar negócios. Estas coisas de negócios e parcerias são como namoros. Temos que nos conhecer e só depois é que casamos", disse o empresário à Lusa.

A cerimónia de atribuição da presidência da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) a Timor-Leste decorre em Díli no próximo dia 28 de fevereiro, antes de um seminário em que se antecipam contactos entre empresários dos vários países lusófonos.

Jorge Serrano, presidente do grupo GMN-H e presidente da Associação Nacional dos Jovens Empresários de Timor-Leste (ANJET), recebe formalmente, por Timor-Leste, a presidência da CE-CPLP, assumindo a presidência de honra da entidade.

"Queremos abrir a porta de Timor-Leste, um país novo com amplas oportunidades de negócio. Espero que venham conhecer Timor", disse o responsável timorense.

"Há um ditado indonésio que diz: o que não conhece não ama. Timor-Leste é um país que foi apoiado por todos os irmãos da CPLP. E que agora devem conhecer. Somos um país pequeno mas com grande potencial. Faço um apelo à máxima participação de empresários da CPLP", disse.

Jorge Serrano falava à Lusa depois de um encontro com Óscar Lima, presidente da Câmara de Comércio e Industria de Timor-Leste (CCITL), e Júlio Alfaro, presidente da Associação de Empresários de Construção e Obras Públicas (AECCOP), com quem analisou o encontro desta semana.

"Temos todo o apoio do Governo, do setor empresarial nacional e vontade de uma grande participação de empresários da CPLP", disse.

"É um processo rotativo que agora Timor-Leste assume. O setor privado timorense está a par deste tema e com vontade de colaborar", afirmou.

No encontro, em que se prevê uma intervenção do primeiro-ministro, Rui Araújo, deverão ser ainda admitidos os novos membros associados da CE-CPLP.

No dia 01 de março está previsto um encontro entre empresários timorenses e empresários dos restantes países da CPLP.

Além da entrega da presidência da CE-CPLP a Timor-Leste e da tomada de posse dos órgãos sociais, os encontros do final da semana permitirão dar a conhecer oportunidades de negócios no país e promover os principais projetos timorenses em curso.

Entre as intervenções previstas antecipa-se a apresentação da União de Exportadores da CPLP, uma apresentação sobre as oportunidades para o setor privado timorense e uma outra sobre a Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) do enclave timorense de Oecusse.

No dia 02 de março está previsto um evento público comemorativo do arranque da presidência timorense da CE-CPLP.

"Temos mais do que petróleo, precisamos é de desenvolver essas novas áreas. E com parceiros da CPLP esse processo pode ser mais fácil", disse.

ASP // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana