segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

UMA FRUTA QUE NÃO CAIU! – VII



Martinho Júnior, Luanda (textos anteriores)

20 – A prova maior para o povo e a Revolução Cubana em seu percurso histórico de socialismo e dignidade, veio a ocorrer entre 1991 e 1998: a todo o tipo de agressões a que vinha sendo sujeita, acresceu que Cuba viu-se privada de seus aliados socialistas com a implosão da União Soviética e o fim da Europa Socialista a leste, o que a obrigou a um período especial em situação de paz.

Em 1991 ocorre o colapso da URSS e por extensão do CAME, facto que foi logo aproveitado pelos Estados Unidos para incrementar as medidas de bloqueio, conjugando a medidas de inteligência, ingerência e manipulação efectiva de carácter contra-revolucionário, uma vez que a sustentabilidade económica, de acordo com a sua avaliação, estava posta em causa desde o início desse período especial.

Em 1992, com a intensidade do bloqueio já no auge, os Estados Unidos implementam a Lei Torricelli, a “Lei para a Democracia em Cuba”, que permitia refinar impactos por vias apropriadas para dentro da sociedade cubana em múltiplas e abrangentes direcções, entre elas nos ambientes intelectuais mais cosmopolitas ligados às universidades, às artes, às ciências e à cultura…

A Lei Torricelli foi (e é) um produto Democrata que foi lançado pela administração do presidente William Clinton, continuada pelo Republicano George W. Bush e reaproveitada com bastante afã por parte do Democrata Barack Hussein Obama.

Cuba tornou-se assim num “laboratório”, onde os serviços de inteligência norte americanos experimentavam todo o tipo de teorias, ementas e acções com vista a provocar alterações profundas, de sua exclusiva conveniência, no ambiente sócio-político nacional, motivados com similares experiências que haviam produzido com êxito no leste da Europa e posteriormente noutras partes do mundo.

Nenhuma “revolução colorida”, ou “primavera árabe” foi posta em prática, sem que essas experiências tenham também passado pelo “laboratório” de Cuba, tirando partido em profundidade das medidas do bloqueio conjugadas com a situação própria do período especial (1991-1998).
  
21 – O período especial em tempo de paz caracterizou-se por uma adaptação de medidas da Revolução Cubana face ao fim do modelo de sustentabilidade que era em parte garantido com o relacionamento de Cuba com os países socialistas do leste da Europa e a URSS.

No período de 1991/1993, o Produto Interno Bruto de Cuba contraiu-se em 36% e uma recuperação lenta foi-se conseguindo só a partir de 1994, de modo que apenas em 2007 Cuba conseguiu recuperar os níveis de 1990!

As restrições nos combustíveis foram drásticas: as importações reduziram-se a 10%, logo depois da Rússia comunicar que não garantiria mais os fornecimentos conforme os níveis que ocorriam com a URSS.

Em resultado as afectações cresceram em todos os sectores da vida do país, desde a agricultura, aos transportes, passando pelos serviços e indústrias, o que veio a influir nos sectores ligados ao homem, incluindo na alimentação, devido ao racionamento e à alteração das dietas que se tiveram de fazer.

Na agricultura, interromperam-se abruptamente os programas que estavam em curso com a URSS (“petróleo por açúcar”), iniciando-se a diversificação, com a introdução de novas técnicas que envolviam a redução do emprego de tractores e alfaias agrícolas, bem como de fertilizantes e pesticidas derivados do petróleo.

Foi reduzida a produção de carne, leite e derivados pelas ganadarias existentes e pelos aproveitamentos industriais adjacentes, o que também influiu directamente na dieta alimentar.

Reduziu-se a importação de aço e derivados de vários minerais, o que provocou o fecho de refinarias e de fábricas e resultou num galopante desemprego dos seus trabalhadores.

Nos transportes surgiram os “camelos”, atrelados puxados por camiões tractores, de grande lotação, diminuiu-se o parque automóvel ligeiro em circulação, um parque envelhecido formado em grande parte por viaturas de origem norte americana.

Ao mesmo tempo apareceram os “coches”, carroças puxadas por um ou dois cavalos, que podiam transportar dezena e meia de pessoas ou carga e disseminaram-se, numa escala de centenas de milhar, as bicicletas, inclusive os triciclos para efeito de táxis.

Em relação ao sector dos serviços, o turismo foi adaptado às circunstâncias, orientando-se a abertura em direcção a fluxos humanos e de capitais provenientes de Espanha e América Latina.

A dieta alimentar foi afectada, mas conseguiu-se evitar a fome e, como o homem continuava a estar no centro das atenções da Revolução Cubana, mantiveram-se em alto nível os sistemas de educação e de saúde.
  
22 – Quando em 1998 Hugo Chavez assumiu o poder na Venezuela, houve a possibilidade de aumentar o fornecimento de combustível a Cuba, algo que viria a beneficiar aliás todas os microestados insulares da região e alguns outros da América Central, por via da iniciativa Petrocribe e Cuba faria acordos, que se estenderam a outros estados da América, que permitiam receitas e trocas que visavam garantir um outro modelo de sustentabilidade à economia do “grande caimão”.

Milhares de profissionais cubanos ligados à educação e ensino, assim como aos serviços médicos, foram nesse âmbito disseminados pela América, por África e até pela Ásia, prestando contribuições valiosas às sociedades desses países, particularmente em relação às comunidades mais pobres, num labor que nos seus múltiplos benefícios foi paulatinamente sendo reconhecido por todos, de tal modo que as votações anuais da Assembleia Geral da ONU, passaram a condenar esmagadoramente a iniciativa cinquentenária norte americana de bloqueio à ilha!

De 59 votos a favor de Cuba e contra o bloqueio em 1992, passou-se para uma escala de mais de 180 desde o início do século XXI, votando a favor dos Estados Unidos apenas Israel e um governo mercenário da Micronésia…
  
23 – Cuba começou a ser reconhecida pelas suas façanhas na educação e na saúde, sendo bastas vezes citada como exemplo.

De acordo com Salim Lamrani, em “50 verdades sobre a Revolução Cubana”:

“- De acordo com a UNESCO, Cuba tem a mais baixa taxa de analfabetismo e a mais alta taxa de escolarização da América Latina. A organização das Nações Unidas nota que a educação tem sido prioridade em Cuba há [mais de] 40 anos. É uma verdadeira sociedade de educação. Seu relatório sobre a educação em 13 países da América Latina classifica Cuba como primeira em todas as disciplinas. De acordo com a UNESCO, Cuba é a nação do mundo que usa a maior parte de seu orçamento em educação, cerca de 13% do PIB.

- Cuba tem uma taxa de mortalidade infantil de 4,6 por mil, ou seja, a mais baixa do continente americano, mais baixa que a do Canadá ou a dos Estados Unidos.

- Cuba é a nação que tem o maior número de médicos per capita do mundo. Segundo o New England Journal of Medicine, a revista médica mais prestigiada do planeta, o sistema de saúde [de Cuba] resolveu problemas que o nosso [o dos Estados Unidos] não conseguiu resolver. A revista destaca que Cuba dispõe agora do dobro de médicos por habitante que os Estados Unidos.

- Segundo a UNICEF, Cuba é um exemplo na protecção da infância e um paraíso para a infância na América Latina, e enfatiza que Cuba é o único país da América Latina e do Terceiro Mundo que erradicou a desnutrição infantil.

- De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Cuba é o único país da América Latina e do Terceiro Mundo que se encontra entre as dez nações do mundo com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano sobre os três critérios: expectativa de vida, educação e nível de vida, durante a última década.

- A Revolução Cubana fez da solidariedade internacional um pilar essencial de sua política exterior. Cuba acolhe dezenas de milhares de estudantes procedentes de países pobres, lhes oferece formação universitária gratuita de alto nível e se encarrega de todos os gastos. A Escola Latino-americana de Medicina de Havana é uma das mais famosas do continente americano e formou vários milhares de profissionais de saúde procedentes de mais de 123 países.

- Desde 1963 e da primeira missão internacionalista na Argélia, cerca de 132 mil médicos cubanos e outros funcionários de saúde trabalharam voluntariamente em 102 países. Actualmente, 38.868 médicos colaboradores, entre eles 15.407 médicos, oferecem seus serviços em 66 nações do Terceiro Mundo.

- Graças à Operação Milagre lançada por Cuba em 2004, que consiste em operar gratuitamente populações pobres vítimas de doenças oculares, cerca de 2,5 milhões de pessoas de 28 países recuperaram a visão.

- O programa de alfabetização cubano Sim, eu posso (Yo, sí puedo), lançado em 2003, permitiu que 7 milhões de pessoas dos cinco continentes aprendessem a ler, escrever e somar.

- De acordo com a World Wild Fund for Nature (WWF), organização mais importante de defesa da natureza, Cuba é o único país do mundo que alcançou um desenvolvimento sustentável”.
  
24 – Em 2014 o Secretário Geral da ONU, Ban Kee Moon, visitou Cuba e a ELAM, onde pronunciou o seguinte discurso:

“Obrigado por me receberem nesta escola extraordinária.
  
Há muitas coisas que eu poderia dizer aqui na ELAM, mas a mais importante é simplesmente muchas gracias [obrigado em espanhol].
  
Obrigado por suas contribuições excepcionais.
  
Obrigado por liderarem o caminho na cooperação Sul-Sul.

Obrigado por estarem na linha de frente da saúde global.
  
A ELAM faz mais do que formar médicos. Produz operadores de milagres.
  
Vi isso com meus próprios olhos.

Como secretário-geral das Nações Unidas, viajo para muitos lugares difíceis. Lugares desesperados duramente atingidos por terremotos, furacões e outros desastres naturais. Lugares remotos de profunda privação. Lugares esquecidos longe do radar de preocupações de muitas pessoas.
  
E tantas vezes nessas diferentes comunidades vi a mesma coisa.

Médicos de Cuba – ou médicos formados em Cuba ajudando e curando.

Muitas autoridades e ministros da Saúde que encontrei em países em desenvolvimento se formaram em Cuba – alguns, muitas décadas atrás. Isto mostra a longa história de cooperação de seu país.
  
Seus médicos estão com as comunidades nos bons e maus momentos – antes de catástrofes… ao longo das crises… e muito tempo depois de as tempestades passarem.
  
Eles são geralmente os primeiros a chegar e os últimos a partir.

Para aqueles estudantes que não podem vir para Cuba, vocês também estão ajudando a implementar escolas de medicina da Bolívia ao Timor-Leste, passando pela Eritreia.

A ELAM formou dezenas de milhares de estudantes, mas Cuba pode ensinar o mundo inteiro sobre cuidados de saúde.

Quero-me juntar a tantos outros ao saudar o sistema de saúde de Cuba baseado na atenção primária à saúde que já rendeu resultados excelentes – menor mortalidade infantil, maior expectativa de vida, cobertura universal. Este é um modelo para muitos países em todo o mundo.
  
Em países como o Haiti, a Brigada Médica Cubana tem sido salva-vidas.
  
Como sabem, o Haiti está enfrentando muitos desafios, incluindo a cólera. Os médicos cubanos têm sido fundamentais para reduzir o número de casos de cólera no país.
  
No século 21, a cólera não deveria ser uma sentença de morte. É evitável e tratável – e os médicos formados aqui estão liderando o caminho.
  
E por meio de iniciativas como a Operación Milagro [Operação Milagre] – os médicos formados em Cuba salvaram ou melhoraram a visão de milhões de pessoas em dezenas de países.
  
Vocês os ajudaram a enxergar – mas também deram a visão de mundo – uma visão de generosidade, solidariedade e cidadania global.

Estou muito orgulhoso de ver isso com os meus próprios olhos. E agradeço a vocês por compartilharem isso com o mundo.

Muito obrigado.”

Foto: dois meios de transporte símbolos da resistência cubana durante o período especial – um “camelo” e um triciclo-táxi.

Sem comentários:

Mais lidas da semana