quinta-feira, 30 de abril de 2015

Senado da Guiné Equatorial prepara entrada na Assembleia Parlamentar da CPLP




Luanda, 28 abr (Lusa) - A presidente do senado da Guiné Equatorial, Teresa Asangono, está em Luanda para acertar a entrada formal daquele órgão na Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP).

O assunto está a ser abordado na capital angolana no âmbito de dois dias de reuniões dos grupos nacionais daquele órgão e que, entre outros assuntos, vão preparar a Assembleia Parlamentar da organização, agendada para este ano, no Brasil.

"Os vossos contributos, nem que seja neste primeiro contacto, a recolha de informações que possam permitir no futuro uma maior e melhor integração do parlamento da Guiné Equatorial na grande família que já passamos a ser a Assembleia Parlamentar da CPLP, ajudarão certamente a que se atinjam os objetivos da nossa organização", afirmou a primeira vice-presidente da Assembleia Nacional de Angola, Joana Lina.

A presidente do senado da Guiné Equatorial reuniu-se na segunda-feira, no arranque dos trabalhos desta reunião da AP-CPLP, com o presidente da Assembleia Nacional angolana, Fernando da Piedade Dias dos Santos, para abordar a formalização da admissão àquele órgão, bem como as relações bilaterais entre ambos os países.

"Falamos da formalização da participação da Guiné Equatorial na Assembleia Parlamentar da CPLP", disse, aos jornalistas, Teresa Asangono.

A Guiné Equatorial tornou-se em julho de 2014 no nono país a integrar a CPLP, comunidade formada ainda por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os grupos parlamentares dos sete países representados em Luanda - o Brasil está ausente destas reuniões - estão também a analisar as implicações legais resultantes da instalação do secretariado permanente daquele órgão em Luanda e o perfil do secretário-geral.

A agenda de trabalhos reserva para hoje o balanço da aplicação das recomendações da V reunião da AP-CPLP e a análise da proposta do Plano de Trabalho da organização para o período 2015-2017.

PVJ // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana