segunda-feira, 6 de julho de 2015

FIDEL DE CASTRO ESCREVE A TSIPRAS. “FOI UMA BRILHANTE VITÓRIA”




Os líderes políticos da Argentina, Bolívia, Venezuela e Cuba congratularam-se publicamente com a vitória do ‘OXI’ no referendo. O infoGrécia mostra algumas dessas mensagens e publica a carta enviada por Fidel Castro a Alexis Tsipras, em que o histórico líder cubano faz um elogio à capacidade de resistência do povo grego face às “agressões externas” e alerta para a fragilidade da paz no mundo.

Carta de Fidel Castro a Alexis Tsipras:

Exmo. Sr. Alexis Tsipras, Primeiro-Ministro da Grécia

Felicito-o calorosamente pela sua brilhante vitória política, cujos pormenores segui de perto pelo canal Telesur.

A Grécia é muito familiar para os cubanos. Ensinou-nos Filosofia, Arte e Ciências da antiguidade quando estudávamos na escola e, com elas, a mais complexa de todas as atividades humanas: a arte e a ciência da política.

O seu país, especialmente a sua valentia na atual conjuntura, desperta admiração entre os povos latinoamericanos e caribenhos deste hemisfério, ao ver como a Grécia, perante agressões externas, defende a sua identidade e a sua cultura. Eles também não esquecem que um ano após o ataque de Hitler à Polónia, Mussolini deu ordem às suas tropas para invadir a Grécia, e esse valente país repeliu a agressão e fez retroceder os invasores, o que obrigou ao envolvimento de unidades blindadas alemãs em direção à Grécia, desviando-se do objetivo inicial.

Cuba conhece o valor e a capacidade combativa das tropas russas, que unidas às forças do seu poderoso aliado da República Popular da China, e outras nações do Médio Oriente e Ásia, procurarão sempre evitar a guerra, mas jamais permitirão alguma agressão militar sem resposta contundente e devastadora.

Na atual situação política do planeta, quando a paz e a sobrevivência da nossa espécie estão presas por um fio, cada decisão, mais do que nunca, deve ser cuidadosamente elaborada e aplicada, de forma a que ninguém possa duvidar da honestidade e da seriedade com que muitos dos dirigentes mais responsáveis e sérios lutam hoje por enfrentar as calamidades que ameaçam o mundo.

Desejamos-lhe a si, estimadíssimo companheiro Tsipras, o maior êxito.

Fidel Castro

InfoGrécia

Sem comentários:

Mais lidas da semana