terça-feira, 8 de março de 2016

BAD anuncia empréstimo de 76,2 milhões de dólares para reabilitar estradas em Timor



Díli, 08 mar (Lusa) - O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) anunciou um acordo para a concessão a Timor-Leste de um empréstimo adicional de 76,2 milhões de dólares para reabilitação de estradas no país.

O acordo foi assinado na semana passada pela ministra das Finanças timorense, Santia Viegas Cardoso, e pelo diretor do BAD em Timor-Leste, Shane Rosenthal, e soma-se a um financiamento inicial de 54 milhões de dólares.

"Este projeto [de reabilitação de estradas] permite a construção de uma nova geração de infraestruturas resistentes ao clima, que aumentam a conetividade nacional e que criam um melhor acesso à saúde, educação e outros serviços essenciais", disse Rosenthal, citado em comunicado do BAD.

O financiamento adicional vai ser utilizado para melhorar mais 97 quilómetros de estradas nacionais em Timor-Leste no âmbito de um projeto que, no total, prevê reabilitar mais de 170 quilómetros de estradas.

Cerca de 80% dos trabalhadores que estarão envolvidos no projeto serão contratados em zonas próximas aos locais das obras.

A rede de estradas de Timor-Leste inclui mais de 1.400 quilómetros de estradas nacionais, mais de 860 quilómetros de estradas distritais e cerca de 3.000 quilómetros de estradas rurais.

Cerca de 70% das estradas estão num estado considerado mau, com estimativas da Organização Mundial de Saúde de mais de 190 mortos por ano em acidentes de viação num país com cerca de 1,17 milhões de habitantes.

ASP // MP

Sem comentários:

Mais lidas da semana