segunda-feira, 15 de maio de 2017

Wannacry | “SERVIÇOS SECRETOS DOS EUA SÃO FONTE PRIMÁRIA DO VÍRUS” - Putin


Presidente da Rússia alertou que serviços secretos devem ter mais cuidado quando criam softwares que podem ser usados para mal

O presidente da Rússia Vladimir Putin disse esta segunda-feira que "a fonte primária" do vírus que atacou milhares de computadores em pelo menos 150 países "são os serviços secretos dos Estados Unidos". Putin disse ainda que os serviços de inteligência devemm ter cuidado quando criam softwares que podem depois ser usados para fins maliciosos.

"Quanto a estas ameaças, acredito que a Microsoft anunciou claramente que a fonte primária do vírus são os serviços secretos dos Estados Unidos", disse o presidente Putin, em Pequim, China, onde participa numa conferência. "Assim que são soltos da lâmpada, génios deste tipo, especialmente os criados pelos serviços de inteligência, podem prejudicar os seus criadores", continuou Putin, citado pela Reuters.

A Microsoft confirmou no domingo as notícias que já andavam a circular e que afirmavam que o vírus Wannacry tem como base uma ferramenta de espionagem criada pela Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA, na sigla inglesa). A ferramenta, chamada EternalBlue, foi roubada por piratas informáticos e disponibilizada na internet em abril.

"Esta questão devia ser discutida imediatamente num nível político sério e é necessário encontrar uma defesa para tal fenómeno", continuou Putin.

O diretor da Europol, Rob Wainwright, revelou este domingo que o ciberataque de sexta-feira provocou 200 mil vítimas, a maioria empresas, em pelo menos 150 países.

A Rússia terá sido um dos países mais atacados e os piratas informáticos conseguiram invadir cerca de 1000 computadores do ministério do Interior russo. Fonte do ministério disse que, contudo, não foram perdidas informações durante o ciberataque.

"O maior número de tentativas de ciberataque foi detetado na Rússia", afirmou Costin Raiu, diretor global da equipa de Investigação Análises do Laboratório Kaspersky.

Diário de Notícias

Leia mais sobre o “vírus” e a origem em PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana