terça-feira, 6 de junho de 2017

EXPRESSO CURTO. ASSIM, QUASE PURO



Assim, sem mais nem menos, quase puro. Depois de almoçar vai cair bem. O digestivo fica à escolha daquelas que o bebem a acompanhar o café, ou vice-versa. Bom dia, porque ainda é e será durante muitas horas. Amanhã há mais.

Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Helena Pereira | Expresso

Há tantas coisas em que Trump está errado

"Eu acho que não devíamos estender a passadeira vermelha ao presidente dos EUA nas atuais circunstâncias em que as suas políticas vão contra tudo o que nós defendemos". O mayor de Londres, Sadiq Khan, apelou ontem à noite ao Governo inglês que cancele a visita de Donald Trump ao Reino Unido, depois de o Presidente norte-americano ter criticado em dois tweets a resposta de Londres aos atentados de sábado à noite: "Há tantas coisas em que Trump está errado". A falta de solidariedade do outro lado do Atlântico chocou os ingleses e o mundo.

Dois dos terroristas do atentado de Londres já estão identificados (um deles estava referenciado pelos serviços secretos ingleses) e todos os dez detidos para interrogatório foram libertados ontem sem acusação. O Expresso entrevistou Carlos Pinto, enfermeiro nascido em Vila Real, e um dos heróis da noite de sábado, em que morreram sete pessoas, cuja identidade só ontem foi divulgada.

A campanha eleitoral para as eleições britânicas na quinta-feira foi suspensa. Mas, a subir lentamente nas sondagens, Jeremy Corbyn veio defender a demissão de Theresa May por esta ter dito que as forças policiais têm todos os recursos de que necessitam para combater o terrorismo.

Já são sete os países que cortaram relações com o Qatar, acusando este país de apoiar organizações terroristas. Por cá, o Governo português reagiu com cautela. Percebe-se porquê: António Costa visitou o país há cerca de um mês e estava com esperança em captar investimentos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça. António Mexia, presidente da EDP e constituído arguido por suspeitas de corrupção, dá esta manhã uma conferência de imprensa. O BE aproveita o momento para pressionar o Governo a cortar nas chamadas rendas excessivas que estiveram na base da investigação judicial.

Secretas. A comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais pediu ao Ministério dos Negócios Estrangeiros um conjunto de informações para preparar a audição do novo secretário-geral dos Serviços de Informações da República Portuguesa, revela o Público, que traz hoje nas suas páginas de opinião três artigos sobre o polémico papel de Pereira Gomes em Timor-Leste em 1999: um do jornalista Luciano Alvarez, que cobriu o referendo na altura, e outros dois de diplomatas que defendem o homem que pode vir a ser o novo chefe das secretas.

Património. O ministro da Cultura vai ter uma oportunidade no Parlamento, hoje à tarde, para explicar o que está a ser feito em defesa do património. Sobre o vandalismo em Foz Côa, mas também sobre a preservação de alguns dos principais monumentos portugueses. Afinal, parece que a rodagem de um filme de Terry Gilliam não provocou "destruição", apenas "pequenas danificações" no Convento de Cristo, segundo o diretor interino. Apenas?, pergunto eu. Hoje, o DN noticia que festas privadas no Mosteiro dos Jerónimos estão a ser investigadas pelo Ministério Público.

Presidente. Marcelo Rebelo de Sousa termina hoje a visita aos Açores, mas não sem antes admitir, acerca das autonomias, que “existiram, existem e sempre existirão pontos de tensão”. A Raquel Albuquerque explica o que Marcelo, o otimista, encontrou naquela que é ainda a região mais pobre do país. E conta-lhe com quem o Presidente tomou um gin ao final da tarde.

Turismo. A ocupação hoteleira no Algarve atingiu em maio recorde de 17 anos.

Contas. O PS conseguiu reduzir a sua dívida, mas ainda não terminou o diferendo que tem com o fisco a propósito de um reembolso de 6 milhões de euros.

Dívida. Um estudo do think thank de Jorge Moreira da Silva aponta um corte até 30% dos depósitos se houver reestruturação da dívida. Para a presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, “não há soluções milagrosas nem soluções muito rápidas”.

Incêndio. Um fogo num armazém deflagrou esta madrugada em Leça do Balio, obrigando 100 pessoas a abandonar as casas.

Nos EUA, o Departamento de Justiça anunciou que deteve e acusou uma analista por ter revelado informação classificada de um serviço de informações, sobre um eventual envolvimento da espionagem russa nas eleições presidenciais.
Ontem houve um novo tiroteio, desta vez em Orlando, que fez cinco mortos. Aparentemente, o caso não esteve relacionado com terrorismo mas com um conflito laboral.

Em Angola, o ministro da Justiça diz-se “incrédulo” com o envio para o Tribunal de Instrução Criminal, por parte do Ministério Público português, do caso que envolve o vice-presidente angolano Manuel Vicente sem esperar pela resposta de Luanda. E admite reequacionar a cooperação judiciária entre os dois países.

Já está a par das novidades da Apple? Espreite aqui.

Por falar em invenções, os japoneses querem ser originais. Depois do drone 'humano' na final da Taça de Portugal o Japão testa um carro voador para os Jogos Olímpicos de 2020. Mas parece que ainda não está a correr muito bem.

Ainda no desporto. Pepe confirma que vai sair do Real Madrid na próxima época e deixa críticas ao clube.

O filme estreou em Portugal dia 1 e nos EUA está já a ser um sucesso de bilheteira. A Mulher-Maravilha já venceu os heróis "Iron Man" ou "Thor".

E aqui estão as manchetes do dia:

"PS volta a contas positivas após renegociar dívida à banca", no Público
"Festas privadas nos Jerónimos investigadas pelo Ministério Público", no DN
"Centros de estudo ensinam sem regras", no Jornal de Negócios
"Dono da Altice é lesado do BES", no Jornal de Notícias
"Rendas suspeitas dão 2,7 mil milhões à EDP" no Correio da Manhã
"Maçons divididos. Há 15 anos que não havia uma segunda volta", no i

NÚMEROS

2
milhões de euros foram angariados durante o concerto solidário One Love Manchester, organizado por Ariana Grandes no domingo à noite

7
países (Arábia Saudita, Egito, Bahrain, Emirados Árabes Unidos, Líbia, Maldivas e Iémen) já cortaram relações com o Qatar, acusando-o de apoiar organizações terroristas

32
milhões de euros vão ser gastos pelo Exército português em armas, radares e mísseis para defesa antiaérea até 2026

FRASES

"Hoje é impossível fazer política na base apenas da cabeça. Sei que há políticos que entendem que é assim"
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

"Não se pode servir dois amos ao mesmo tempo: ou o euro serve a Alemanha ou serve Portugal"
João Ferreira, eurodeputado do PCP

Ninguém vence tanto, durante tanto tempo, movido apenas a talento"
Pedro Adão e Silva, sobre Cristiano Ronaldo

"Estas células e frentes agitadoras tipo grupos activista, jornais PT #fakemedia, rede sociais, tudo para minar as mentes, instalar o terror"
Isabel dos Santos, no Twitter

O QUE ANDO A LER

"Criamos as nossas filhas de modo a que saibam lutar contra os estereotipos e a perseguir os seus sonhos, mas na verdade não fazemos o mesmo com os nossos filhos". A constatação é de Claire Cain Miller, correspondente do NYT sobre parentalidade que escreveu há dias um artigo interessante sobre "Como criar um filho feminista". E que nos põe a refletir sobre como incentivamos as meninas a serem o que quiserem e como, ao mesmo tempo, nos esquecemos de aplicar a mesma receita para os rapazes. O artigo tem conselhos práticos, pois tem, do tipo "deixe-o chorar se ele quiser" ou "ensine-o a cuidar do outro" mas acima de tudo chama-nos a atenção para a necessidade de educar os rapazes desde pequeninos para uma sociedade mais igualitária.

No capítulo da ficção, escolhi um escritor, João Tordo (que ganhou o prémio Saramago em 2009). Não é a primeira vez que falo dele aqui, mas como na verdade estava à espera do lançamento do livro que completa a trilogia não tenho como evitar. "O deslumbre de Cecilia Fluss" volta a ser um livro sem geografia certa, em que as personagens usam os mesmos nomes mas, desta vez, vemos o mundo (ou as suas recordações) através de um adolescente, Matias. Inquietude, desilusão, a perda de capacidade mentais, muitos temas são os mesmos, mas escritos com mais maturidade e mesmo com mais humor.

Hoje fico por aqui. Tenha uma boa terça-feira e uma boa semana! Continue bem informado com o Expressoonline, com o Expresso Diário às 18h e com a Tribuna, o site dedicado ao desporto. Até já!

Sem comentários:

Mais lidas da semana