quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

São Tomé e Príncipe | Manifestação exaltou Silva e condenou Patrice e Evaristo


Para os cidadãos são-tomenses que ainda vêem o Telejornal da Televisão do Governo, (a TVS), a manifestação organizada pela oposição só conseguiu atrair cerca de 1 centena de pessoas.

As redes sociais, e a imprensa livre acompanharam a manifestação e demonstraram pelas imagens e declarações dos manifestantes, que a Televisão do Governo bateu no fundo, em termos de credibilidade.

A direcção da TVS e os demais assalariados do Chefe, cometeram uma das maiores imbecilidades de todos os tempos em termos de fraude informativa. O tratamento informativo que a TVS deu à manifestação de terça feira veio dar razão ao protesto popular contra a instalação da ditadura.

Na verdade só em poucos países ditatoriais, ou seja, só pelas bandas da Coreia do Norte, é que uma televisão suportada pelos contribuintes pode brindar ao público com sucessivas fraudes informativas, mentiras atrás de mentiras, e culto de personalidade ao Chefe. Uma fraude diária que chegou ao ponto de completa loucura, como aconteceu na cobertura da manifestação de terça – feira.

Os cidadãos são-tomenses que já há muito tempo se aperceberam da fraude informativa da TVS, e deixaram de seguir o canal, principalmente o seu Tele-fraude, certamente não foram torturados pela manipulação tresloucada da informação da TVS.


Os milhares de manifestantes que a TVS não viu, mas que a imprensa livre contabilizou e relatou, marcharam pelas ruas da cidade de São Tomé. Protestaram diante do Palácio Presidencial onde entregaram ao assessor do Chefe de Estado Evaristo Carvalho uma nota de protesto.

A manifestação foi mais ruidosa, quando deixou o palácio presidencial e avançou para o edifício vizinho, o Palácio da Justiça, onde funciona o Supremo Tribunal de Justiça.

Silva…Silva…. o apelido do Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, foi entoado e ovacionado. Os manifestantes apoiam o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional que chumbou a lei orgânica para criação do novo Tribunal Constitucional, por estar enfermo de inconstitucionalidades, e anulou as decisões do Presidente da República, em promulgar o diploma e a sua publicação no Diário da República.

O Primeiro Ministro Patrice Trovoada, foi o principal alvo dos ataques. É acusado pelos manifestantes de ser o arquitecto da ditadura em fase de implementação no país. Evaristo Carvalho o Presidente da República, foi apelidado de Presidente “ Assino Logo”. Os manifestantes consideraram Evaristo Carvalho como  vice-Presidente do partido ADI, e não como Presidente de todos os são-tomenses.

O novo horário imposto pelo Governo mereceu condenação dos manifestantes. Manifestantes, que prometeram lutar contra a instalação da ditadura no país. Manifestantes que não aceitam a presença da tropa ruandesa no território nacional. Manifestantes que saíram as ruas para dizer ao poder liderado por Patrice Trovoada, de que não têm MEDO.

Os partidos da oposição e membros da sociedade civil que se envolveram na manifestação, consideram que o protesto foi bem sucedido.

Sem comentários:

Mais lidas da semana