segunda-feira, 5 de março de 2018

Governo timorense amplia prazo para empresas aderirem ao regime da Segurança Social

Díli, 05 mar (Lusa) - O Governo timorense aprovou hoje uma ampliação do prazo para as empresas aderirem ao regime da Segurança Social sem que sofram multas ou coimas, prevendo bonificações para as empresas que já o fizeram, anunciou o executivo.

A decisão, tomada na reunião de hoje do Conselho de Ministros, baseia-se numa recomendação da ministra da Solidariedade Social, Florentina Smith, que pretende responder assim à preocupação de várias empresas no que toca ao cumprimento dos prazos.

"Por se tratar de uma reforma política nova em Timor-Leste e consideradas as dificuldades apresentadas pelas empresas para o cumprimento atempado das suas obrigações legais, torna-se necessário aprovar um diploma legislativo que proteja as carreiras contributivas e os direitos dos trabalhadores, e simultaneamente apoie e incentive as entidades empregadoras nesta fase inicial de adesão ao regime", explica o Governo em comunicado.

Em concreto, as empresas com mais de 100 trabalhadores terão até 30 de junho deste ano para regularizar a sua situação e as entidades com 100 ou menos empregados podem fazê-lo até 30 de outubro, "beneficiando de isenção de coimas e juros de mora".

Para reconhecer as empresas que cumpriram os prazos iniciais e fizeram a sua inscrição e pagamentos, o Governo permite que escolham entre "receber uma bonificação de um ponto percentual na taxa contributiva a partir de fevereiro de 2018 por um período de dois anos" ou "suspender as respetivas inscrições atendendo ao novo prazo, sem prejuízo da contagem na carreira contributiva dos seus trabalhadores".

Até janeiro, cerca de 75 mil trabalhadores timorenses, dos quais aproximadamente 30 mil do setor privado, já se tinham registado no sistema de Segurança Social de Timor-Leste, que arrancou formalmente no ano passado.

Aida Mota, diretora da Segurança Social em Timor-Leste, explicou que até outubro, o prazo inicialmente dado, já se tinham registado cerca de 95 empresas com mais de 100 trabalhadores.

Além de 34 mil funcionários públicos, quatro mil agentes policiais e cerca de dois mil militares, estão ainda registados os contratados temporários do Estado e aproximadamente 30 mil trabalhadores do setor privado.

Os próprios funcionários da Segurança Social já começaram a registar alguns dos trabalhadores domésticos, num esforço para incluir no sistema parte do trabalho informal do país, o que abrange mais trabalhadores.

O novo regime contributivo da Segurança Social e o primeiro orçamento da Segurança Social foram aprovados no final de 2016. O regime prevê a aplicação de uma taxa global contributiva de 10% do valor da base de incidência contributiva (salário, mais 13.º mês e demais complementos permanentes mensais), sendo que 6% são pagos pela empresa e 4% pelo trabalhador.

Para os trabalhadores por conta de outrem, a grande maioria em Timor-Leste, cabe à entidade empregadora inscrever os funcionários, fazer a retenção na fonte e pagar mensalmente à Segurança Social.

Isso implica, na prática, que deve ser feita, todos os meses, uma declaração de remunerações para a Segurança Social que emite uma guia de pagamento, tendo o empregador que pagar as contribuições em dinheiro ou por transferência bancária até ao dia 20 do mês seguinte.

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana