sexta-feira, 22 de abril de 2022

Tréguas humanitárias no Azovstal se ocupantes exibirem bandeiras brancas

Tréguas humanitárias serão ativadas no Azovstal se ocupantes levantarem bandeiras brancas

Ministério da Defesa: Rússia está pronta para reintroduzir regime de tréguas para evacuação de Azovstal

MOSCOU, 22 de abril - RIANovosti. A Rússia está pronta a qualquer momento para introduzir um "regime de tréguas" para a evacuação dos militares da Ucrânia, bem como civis, se houver, do território da fábrica de Azovstal em Mariupol. Disse o coronel-general Mikhail Mizintsev, chefe do Departamento Nacional do Centro de Controle de Defesa da Federação Russa a repórteres na sexta-feira.

"Guiados por princípios puramente humanos e em resposta às alegações em curso do lado ucraniano sobre a suposta presença de civis em Azovstal, declaramos mais uma vez que a Rússia está pronta a qualquer momento para introduzir um "regime de tréguas" e anunciar uma pausa humanitária para a evacuação de civis (se estes estiverem realmente localizados nas instalações subterrâneas da fábrica), bem como militares das Forças Armadas da Ucrânia que expressarem o desejo de depor as armas, militantes de batalhões nacionalistas (Azov), incluindo militares ucranianos feridos, cuja presença também é anunciada diariamente por autoridades em Kiev", disse Mizintsev.

"O início real da pausa humanitária é o hasteamento de bandeiras brancas pelas formações armadas ucranianas em todo o perímetro ou em certas direções de Azovstal. A Rússia e as formações da República Popular de Donetsk interrompem imediatamente qualquer hostilidade e fornecem acesso seguro aos locais de encontro para comboios humanitários", disse ele.

Antes, o presidente russo Vladimir Putin ordenou o cancelamento do ataque ao território da fábrica Azovstal em Mariupol , onde, segundo o Ministério da Defesa, estão localizadas as forças controladas por Kiev. O Supremo Comandante-em-Chefe explicou sua ordem por considerações de poupar vidas, incluindo a vida de militares russos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana