quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

QUANTO JÁ GASTARAM OS MEMBROS DA OTAN NA UCRÂNIA? - infográfico

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, os 30 membros da aliança militar destinaram pelo menos US$ 80 bilhões em ajuda militar, humanitária e financeira a Kiev.

Hanna Duggal | Al Jazeera – 15.02.2022 | # Traduzido em português do Brasil

Poucos dias antes do primeiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, há sinais crescentes de que uma grande nova ofensiva russa já começou.

“Vemos como eles [Rússia] estão enviando mais tropas, mais armas, mais capacidades”, disse o chefe da Otan, Jens Stoltenberg, na segunda-feira.

A Rússia acusou a aliança militar liderada pelos Estados Unidos de envolvimento “ direto e crescente ” no conflito, fornecendo ao governo ucraniano dezenas de bilhões de dólares em assistência militar, incluindo tanques de batalha, no ano passado.

Em seus comentários a repórteres antes de uma reunião de ministros da Defesa da Otan, Stoltenberg disse que a questão do fornecimento de aeronaves de combate estava sobre a mesa, mas enfatizou que tal desenvolvimento não tornaria os países membros parte da guerra.

História e expansão da OTAN

A OTAN, sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, é a maior aliança militar do mundo.

Foi fundada em 1949 por 12 estados membros – Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos – com o objetivo de conter a expansão soviética e encorajar a integração política no Europa.

Entre 1950 e 1999, mais sete países – Grécia, Turquia, Alemanha Ocidental, Espanha, República Tcheca, Hungria e Polônia – aderiram à aliança.

A expansão continuou em 2004, quando sete estados do Leste Europeu – Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia – se juntaram ao bloco militar. Desses, todos, exceto a Eslovênia, faziam parte do Pacto de Varsóvia – um tratado de defesa criado em 1955 entre a União Soviética e sete estados satélites.

Hoje, a OTAN compreende 30 nações. Apenas seis membros da União Européia (UE) de 27 países não são membros da OTAN: Áustria, Chipre, Finlândia, Irlanda, Malta e Suécia.

O presidente russo, Vladimir Putin, frequentemente se refere ao alargamento da OTAN para o leste como uma razão para o conflito na Ucrânia.

Orçamento da OTAN para 2023

Todos os anos, a OTAN define seus orçamentos militares e civis , com todos os países membros comprometendo-se a contribuir para o orçamento com base em uma fórmula de compartilhamento de custos derivada da renda nacional bruta de cada país.

Os membros da OTAN comprometeram um mínimo de dois por cento de seu produto interno bruto (PIB) em gastos com defesa para continuar a garantir a prontidão militar da aliança, mas a maioria dos países, ao longo dos anos, não atingiu a meta.

Para 2023, o orçamento militar foi fixado em 1,96 bilhão de euros (US$ 2,10 bilhões), representando um aumento de 25,8% em comparação com o ano passado.

Os EUA e a Alemanha se comprometeram a contribuir igualmente com a maior porcentagem para o orçamento militar, totalizando juntos mais de 30% dos fundos da aliança.

VER COMPLETO EM AL JAZEERA, COM INTERACTIVIDADE - se necessário recorra ao Tradutor Google

Sem comentários:

Mais lidas da semana