sábado, 8 de abril de 2023

Washington diz que "jornalismo não é crime" enquanto trabalha para o criminalizar

A partir de certo ponto, criticar a hipocrisia e as contradições do império centralizado nos Estados Unidos começa a parecer muito fácil, como atirar em peixes em um barril. Mas diabos vamos fazer isso de qualquer maneira; o barril está bem aqui, e eu realmente odeio esses peixes em particular..

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | em Substack | # Traduzido em português do Brasil

Os serviços de segurança russos apresentaram formalmente acusações de espionagem contra o repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich, que está detido na Rússia desde sua prisão no mês passado. Gershkovich supostamente nega as acusações de espionagem e diz que estava envolvido em atividades jornalísticas na Rússia.

Esta notícia veio ao mesmo tempo que uma declaração conjunta foi publicada pelo líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, e pelo líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, condenando a detenção de Gershkovich como uma violação da liberdade de imprensa.

“Que não haja engano: jornalismo não é crime”, escrevem os senadores. "Exigimos que as acusações infundadas e forjadas contra o Sr. Gershkovich sejam retiradas e ele seja imediatamente libertado e reiteramos nossa condenação das contínuas tentativas do governo russo de intimidar, reprimir e punir jornalistas independentes e vozes da sociedade civil."

O uso da frase "jornalismo não é crime" é uma escolha interessante, pois o caso individual mais comum ao qual você ouvirá referência é certamente o de Julian Assange , que está preso em uma prisão de segurança máxima há quatro anos enquanto o governo dos EUA trabalha para extraditá-lo pelo crime de bom jornalismo . Todas as manifestações pró-Assange em que já estive apresentavam cartazes com alguma variação da frase "jornalismo não é crime", e qualquer apoiador de Assange estará intimamente familiarizado com esse refrão.

Portanto, como apoiador de Assange, soa um pouco estranho ouvir esse slogan lançado por dois monstros do pântano de DC que apoiaram entusiasticamente a perseguição ao jornalista mais famoso do mundo.

"Ele causou danos enormes ao nosso país e acho que precisa ser processado em toda a extensão da lei. E se isso se tornar um problema, precisamos mudar a lei", disse McConnell sobre Assange depois que o WikiLeaks publicou milhares de declarações diplomáticas . cabos em 2010.

"Nem o WikiLeaks, nem sua fonte original para esses materiais, devem ser poupados de forma alguma da acusação mais completa possível sob a lei", disse Schumer em 2010.

"Agora que Julian Assange foi preso, espero que em breve ele seja responsabilizado por sua intromissão em nossas eleições em nome de Putin e do governo russo", tuitou Schumer quando Assange foi arrastado da embaixada equatoriana em Londres por quase quatro anos. atrás. (Assange não foi acusado de nada relacionado à Rússia ou à eleição de 2016, e as alegações de conluio com a Rússia permanecem completamente sem fundamento até hoje.)

Estes são dois dos funcionários eleitos mais poderosos do mundo, bufando e posando como bravos defensores das liberdades de imprensa depois de terem facilitado ativamente as tentativas de seu governo de destruir essas mesmas liberdades de imprensa. Seu governo está trabalhando para extraditar e prender Assange sob a Lei de Espionagem por se envolver no que os especialistas dizem ser atividade jornalística padrão, o que lhes permitirá estabelecer um precedente legal no qual qualquer jornalista em qualquer lugar do mundo pode ser extraditado e processado por expor a guerra dos EUA. crimes como Assange fez .

Não há maior ameaça à liberdade de imprensa mundial do que a que os EUA estão apresentando com sua perseguição a Julian Assange, uma perseguição que foi fervorosamente endossada por Schumer e McConnell e todas as outras criaturas do pântano de Washington que estão melodramaticamente rasgando suas roupas sobre Evan Gershkovich hoje.

O que obviamente é ridículo. Você não pode dizer "jornalismo não é crime" enquanto literalmente trabalha para criminalizar o jornalismo. Essas posições são mutuamente exclusivas. Escolha um.

Vale a pena apontar a hipocrisia dos gerentes do império dos EUA, não porque a hipocrisia em si seja um mal excepcionalmente grave, mas porque mostra que essas pessoas não representam o que fingem representar. O império dos EUA não se importa com a liberdade de imprensa, ele se preocupa com poder e dominação, e os barulhos que ele faz em apoio ao jornalismo são sempre feitos como uma manobra cínica para espancar governos estrangeiros desobedientes no cenário mundial .

Assange expôs muitos fatos inconvenientes sobre o império dos EUA em seu trabalho com o WikiLeaks, mas nenhum foi tão inconveniente quanto o que ele expôs, forçando-os a ir atrás dele e revelar sua verdadeira face em sua perseguição descarada ao maior jornalista do mundo.

* Caitlin's Newsletter é uma publicação apoiada pelo leitor. Para receber novas postagens e apoiar meu trabalho, considere se tornar um assinante gratuito ou pago. -- Qual é seu email?

* Meu trabalho é  totalmente suportado pelo leitor , então se você gostou deste artigo, por favor, considere compartilhá-lo, jogando algum dinheiro no meu pote de gorjetas no  Patreon ,  Paypal ou  Substack , comprando uma edição do meu  zine mensal e me seguindo no  Facebook ,  Twitter ,  Soundcloud  ou  YouTube Se você quiser ler mais, pode  comprar meus livros . A melhor maneira de garantir que você veja o que publico é se inscrever na lista de e-mails de pelo menos  meu site  ou  , que receberá uma notificação por e-mail de tudo que eu publicar. Todos, plataformas racistas excluídas,  no Substack tem minha permissão . Todos os trabalhos são em coautoria com meu marido Tim Foley.  para republicar, usar ou traduzir qualquer parte deste trabalho (ou qualquer outra coisa que eu tenha escrito) da maneira que quiser gratuitamente. Para mais informações sobre quem sou, onde estou e o que estou tentando fazer com esta plataforma,  clique aqui

VER EM TWITTER:

https://twitter.com/SenSchumer/status/1644390283600068624

https://twitter.com/SenSchumer/status/1116403439657943041

Sem comentários:

Mais lidas da semana