Em fuga: homens ucranianos pagam somas pesadas para fugir do serviço militar, revela ex-guarda de fronteira
Um ex-guarda de fronteira ucraniano que trabalhou para os serviços especiais russos, Ruslan Syrovoy, disse à Sputnik que os serviços para ajudar homens em idade militar a deixar o país são muito procurados na Ucrânia, com preços que variam entre 5.000 e 10.000 dólares. Curiosamente, o serviço mais caro é obter permissão “oficial” para sair do país.
Ruslan Syrovoy, antigo chefe do departamento de segurança cibernética da unidade de guarda de fronteira de Mukachevo do Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia, que esteve envolvido na recolha de dados para os serviços de inteligência russos, partilhou com a Sputnik que deixou a Ucrânia através da Hungria. Chegou à fronteira a pé, obteve um visto de 30 dias da polícia húngara, viajou para Budapeste e depois voou para Moscovo.
“Homens com idades entre 18 e 60 anos são severamente restringidos em termos de mobilização em massa em todo o país. Vou pegar a região de Zakarpatye, onde testemunhei pessoalmente tudo isso, onde estive pessoalmente nos postos de fronteira com representantes dos escritórios de recrutamento. Eles estavam usando vários meios para atrair as pessoas e levá-las aos seus postos”, disse Syrovoy.
Ele explicou que muitas pessoas das regiões de Donbass, Zaporozhye e Kharkov, que antes procuravam uma vida melhor na Ucrânia, estão ativamente a tentar emigrar para a Europa. Segundo ele, essas pessoas precisam se cadastrar no cartório de recrutamento para solicitar o benefício de reassentamento.
“Se já se dirigiu ao serviço de recrutamento, não há garantia de que regressará e continuará a receber benefícios sociais, porque poderão convocá-lo imediatamente”, apontou.
Syrovoy esclareceu que um grande número de homens está tentando deixar a Ucrânia para evitar o recrutamento .
"As pessoas estão a fugir do país porque há uma mobilização poderosa e as pessoas não querem ir para a guerra. Através de vários meios - através dos meios de comunicação social, na Internet, através de conhecidos e pessoas envolvidas no contrabando ilegal de pessoas através da 'fronteira verde' ... O preço é de US$ 5 mil por pessoa ", disse Syrovoy.
Segundo ele, além das rotas ilegais, onde os contrabandistas conduzem as pessoas pelas florestas e partilham os seus ganhos com os guardas de fronteira, existem também pontos de passagem oficiais. Syrovoy observou que sair “oficialmente” da Ucrânia já custa 10 mil dólares.
“Esse dinheiro é pago e depois vai para os chefes do serviço de fronteira. Os chefes então informam aos guardas que verificam os documentos nos postos de controle que tal pessoa deve ter permissão para passar. é muito significativo, você poderia até dizer que em uma semana, pelo menos 10 pessoas atravessam em um único posto de controle. E o fluxo continua chegando, chegando e chegando. Há momentos em que até 20 pessoas atravessam em uma única noite. Imagine, 20 pessoas – é uma quantia significativa de dinheiro”, concluiu Syrovoy.
Sem comentários:
Enviar um comentário