sexta-feira, 28 de março de 2025

SISMO VIOLENTO NO SUDESTE ASIÁTICO. NÚMERO DE MORTOS ESTÁ A AUMENTAR

Não há "portugueses afetados"; Mortos na Tailândia e Myanmar

- em Notícias ao Minuto

Acompanhe aqui AO MINUTO a cobertura ao sismo de magnitude 7,7 que atingiu Myanmar e a Tailândia esta sexta-feira.

Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter abalou, esta sexta-feira, Myanmar e a Tailândia, pelas 13h30 locais (06h30 em Lisboa)

O epicentro deste terramoto foi registado na região central de Myanmar, a cerca de 50 quilómetros a leste da cidade de Monywa. Na Tailândia, o abalo foi sentido com grande intensidade na capital Banguecoque.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro de Geociências GFZ da Alemanha disseram que o primeiro tremor de terra foi registado em Myanmar. Um segundo terramoto, com uma magnitude de 6,4, abalou também regiões na Tailândia 12 minutos mais tarde.

Hospital em Myanmar contabiliza 20 mortos: "Feridos continuam a chegar"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 17 minutos

O Hospital Geral de Mandalay, no centro de Myanmar, registou 20 mortos e mais de 300 feridos na sequência do sismo desta sexta-feira.

"Continuam a chegar mais feridos, mas não temos médicos e enfermeiros suficientes", explicou o médico Kyaw Zin ao New York Times.

Embaixada de Portugal na Tailândia avisa para sequelas após sismo de 7,7

Teresa Banha | há 22 minutos

Embaixada de Portugal na Tailândia emitiu, esta sexta-feira, um comunicado na sequência do sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter que atingiu a região.

"Devido a um tremor de terra com epicentro em Myanmar, também sentido na Tailândia, disrupções no tráfego e restrições poderão ser expectáveis em Banquecoque, nas províncias do Norte da Tailândia, junto à fronteira com Mianmar, e também em Myanmar", escrevem os responsáveis na rede social Facebook.

Na mesma publicação, a embaixada alerta que "muitos edifícios foram evacuados", informação que foi avançada logo quando se soube do sismo.

Governador de Banguecoque faz ponto de situação. Há três mortos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 39 minutos

O governador de Banguecoque, Chadchart Sittipunt, revelou que três pessoas morreram na cidade na sequência do sismo registado esta manhã.

Em conferência de imprensa, citado pela Reuters, o responsável adiantou que os funcionários estão a inspecionar os edifícios em toda a cidade e que as autoridades receberam 169 alertas sobre danos em edifícios.

Os serviços ferroviários estão suspensos, mas deverão ser retomados no sábado.

Junta Militar apela à ajuda internacional após tremor de terra em Myanmar

Lusa | há 42 minutos

A Junta Militar, no poder no Mynamar, lançou um apelo internacional de ajuda, na sequência do tremor de terra de magnitude 7,7 que atingiu território birmanês e a Tailândia.

MNE "sem informação de portugueses afetados" em sismo na Tailândia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 57 minutos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) está a acompanhar o sismo que abalou a Tailândia e Myanmar e disse ao Notícias ao Minuto não ter "informação de portugueses afetados" até ao momento.

"Estamos a contactar com a Tailândia para efetivamente saber algo mais", indicou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, frisando que, até ao momento, não há "informação de portugueses afetados.

Três mortos após desabamento parcial de mesquita em Myanmar

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 hora

Pelo menos três pessoas morreram após o desabamento parcial de uma mesquita em Myanmar, segundo a agência de notícias Reuters.

"Estávamos a rezar quando o abalo começou... Três pessoas morreram no local", indicou uma fonte à Reuters, na cidade de Taungnoo, na região de Bago.

As imagens da destruição causada por sismo em Myanmar e na Tailândia

Número de vítimas deverá aumentar à medida que prosseguem os trabalhos de salvamento e resgate.

Notícias ao Minuto | há 1 hora

Índia oferece ajuda a Myanmar e Tailândia após terramoto de magnitude 7,7

A Índia está pronta para oferecer "toda a assistência possível" a Myanmar (ex-Birmânia) e à Tailândia, declarou hoje o primeiro-ministro indiano, após um forte sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter ter atingido os dois países.

Noticias ao Minuto | Lusa | Imagem: © REUTERS/Ann Wang

Sem comentários:

Mais lidas da semana