sábado, 21 de maio de 2011

MILHARES DESAFIAM PROIBIÇÃO E MANTÊM PROTESTOS POR TODA A ESPANHA


Manifestantes permanecem na Puerta del Sol, em Madrid, pelo sétimo dia consecutivo - foto PAUL HANNA / reuters

JORNAL DE NOTÍCIAS

Dezenas de milhares de pessoas pernoitaram e permanecem, este sábado, concentradas em praças em vários pontos de Espanha, com destaque para Madrid, Barcelona e Sevilha, em protestos pacíficos que as autoridades não impedirão.

Milhares de pessoas desafiam as autoridades, este sábado, dia de reflexão antes das eleições regionais e municipais de domingo, ao manifestarem-se em várias cidades espanholas, apesar de as concentrações terem sido declaradas ilegais.

A Puerta del Sol, em Madrid, ou a Praça da Catalunha, em Barcelona, registaram desde o final da tarde de sexta-feira e durante a madrugada deste sábado as maiores enchentes, com os "indignados" a prometerem permanecer no local pelo menos até domingo.

Em Madrid milhares de pessoas dormiram na 'cidade improvisada' instalada na Puerta del Sol, depois de uma longa noite que decorreu sem incidentes.

Às primeiras horas de sol, voluntários entre os manifestantes começaram a limpar a praça, preparando-se para o regresso durante o dia de mais gente ao que se tornou o centro nevrálgico deste processo.

Apesar do elevado número de manifestantes durante a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, a Puerta del Sol esteve sempre dominada pela responsabilidade e pelo respeito, com equipas a limpar a praça regularmente e outros a verificarem quem bebe álcool para que evitem problemas com as autoridades.

Estão previstas várias assembleias para hoje, à semelhança do que já aconteceu nos últimos dias, onde se debatem propostas sobre temas tão variados como imigração, saúde e educação, política e economia, ambiente ou convivência.

Vizinhos e residentes próximos continuam a apoiar os manifestantes e hoje voltaram a aparecer carrinhas carregadas com churros, café quente e chocolate quente.

A 'cidade improvisada' está tão consolidada que hoje, segundo informaram os organizadores no seu twitter, "o carteiro trouxe uma carta" dirigida a "@acampadasol, Puerta del Sol, S/N 28013 Madrid".

A Puerta del Sol continua marcada por milhares de cartazes de reivindicação política, improvisados e versando sobre aspetos variados da realidade política e económica espanhola.

Desde a meia-noite, altura em que o protesto entrou oficialmente na ilegalidade -- determinada pela Junta Eleitoral Central -- muitos dos concentrados levam ao peito uma tira de papel onde se pode ler "reflexionando" (reflectindo).

Esse tema também já está presente no novo 'tag' definido pelos organizadores e distribuído pelo twitter: além de 'acampadasol', 'tomalaplaza' ou 'nosnosmoveremos', agora cresce o 'estoesreflexion'.

Sem comentários:

Mais lidas da semana