domingo, 6 de maio de 2012

Grécia/Eleições: Conservadores reivindicam primeiro lugar nas legislativas



Económico - Lusa, com foto

A Nova Democracia (ND), do líder conservador Antonis Samaras, reivindicou o primeiro lugar nas eleições legislativas antecipadas na Grécia.

"Somos claramente o partido que alcançou o primeiro lugar", referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros do "governo-sombra" dos conservadores Panos Panagiotopoulos, em declarações à televisão Mega.

No entanto, admitiu que um "forte terramoto" atingiu o seu partido e os socialistas do PASOK, que desde novembro integram o governo de coligação cessante dirigido pelo tecnocrata Lucas Papademos, responsável pela negociação do segundo resgate com os credores internacionais.

A ND está creditada com 20 a 17% dos votos e o PASOK de Evangelos Venizelos obteve entre 14 e 17%.

As sondagens indicam ainda que a Coligação da Esquerda Radical (Syriza) garante a segunda posição, com 15,5 a 18,5 % dos votos, confirmando o colapso dos partidos pró-memorando.

A extrema-direita (Aurora Dourada) também deverá garantir representação num Parlamento com 300 lugares, com as previsões a sugerirem entre seis a oito pró cento dos votos, ultrapassando desta forma barreira obrigatória dos 3%.

As urnas encerraram às 19h00 locais (15h00 em Lisboa).

Sem comentários:

Mais lidas da semana