sexta-feira, 21 de setembro de 2012

São Tomé e Príncipe: MINISTRA DA SAÚDE DEMITE-SE DO GOVERNO

 

MYB - Lusa
 
São Tomé, 20 set (Lusa) - A ministra são-tomense da Saúde e Assuntos Sociais, Ângela Pinheiro, demitiu-se hoje do cargo, alegando "razões pessoais", confirmou o primeiro-ministro, Patrice Trovoada.
 
"A ministra da saúde, de facto, esta tarde mandou-me uma carta a pedir a sua demissão do governo. (...) evocou razões pessoais, analisei e entendi que devia concordar com o pedido", disse Patrice Trovoada a jornalistas no decorrer da inauguração do sistema de iluminação eletrica em dois bairros periféricos da capital são-tomense.
 
O chefe do governo adiantou que "agora as coisas estão a seguir os seus trâmites".
 
Uma fonte da presidência disse a Lusa que "amanhã (sexta-feira), o mais tardar, deverá sair o decreto" que formaliza a demissão da titular da Saúde.
 
O pedido de demissão de Ângela Pinheiro surge 48 horas depois de um incidente com o Presidente da República são-tomense, Manuel Pinto da Costa, que está a realizar desde sábado e até segunda-feira uma "presidência direta" no sector da saúde.
 
Na terça-feira, Ângela Pinheiro, confrontada com comentários feitos elo chefe de Estado durante uma visita ao Fundo Nacional de Medicamentos, decidiu abandonar a visita, mesmo depois do Presidente se ter oposto.
 
Trata-se de uma primeira baixa no governo de Patrice Trovoada que nas últimas semanas tem sido confrontado com críticas de má governação.
 
Pinto da Costa, que visita durante uma semana o sector da saúde, justifica a iniciativa com a necessidade de "contactar diretamente com a sua realidade e com as principais dificuldades que afetam um sector que é vital nas condições de vida das populações".
 
A presidência direta, segundo uma nota da presidência da república, "insere-se no âmbito do exercício de uma magistratura ativa e de proximidade com as populações".
 
Leia mais sobre São Tomé e Príncipe (ligação no símbolo da barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana