terça-feira, 8 de outubro de 2013

Embaixada da Nigéria em Bissau atacada por multidão que perseguia alegado raptor

 


A Embaixada da Nigéria em Bissau foi atacada hoje de manhã por uma multidão que perseguia um alegado raptor de crianças que se terá dirigido para aquelas instalações, explicou à agência Lusa fonte policial.
 
A embaixada está localizada junto ao mercado do Bandim, numa das zonas centrais da capital guineense, que permanece encerrada à circulação por elementos armados de diversas forças de segurança.
 
Aqueles agentes foram chamados quando foi dada ordem de evacuação da embaixada e, de acordo com os relatos ouvidos pela Lusa, dispersaram a multidão com recurso a tiros para o ar e gás lacrimogéneo.
 
Depois, montaram um perímetro de segurança que mantém vedada aquela zona.
 
Entretanto, o comissário-geral da Polícia de Ordem Pública da Guiné-Bissau, general Armando Nhaga, já anunciou que o homem que estava a ser perseguido é um cidadão guineense e está sob custódia daquela força de segurança.
 
Aquela que é sempre a rua mais movimentada de todo o país, com filas de trânsito e todo o tipo de vendedores de rua, está deserta desde a chegada a meio da manhã das forças armadas, Guarda Nacional e ECOMIB - força multinacional da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).
 
"Ouvimos tiros e foi lançado gás para as pessoas dispersarem", contou à agência Lusa Satu Mané, uma das comerciantes de rua do Bandim, apanhadas no meio da confusão.
 
"Ficámos assustadas. Pegámos nas nossas cargas e corremos", deixando cair mercadorias e dinheiro pelo caminho, queixa-se a vendedora.
 
Em frente à embaixada, a multidão gritava palavras de ordem "contra os raptos de crianças", enquanto atirava pedras e garrafas contra o edifício da embaixada, conta Mamadu Djau, outro comerciante que estava em frente ao local dos distúrbios.
 
O edifício da representação diplomática tem vidros partidos, assim como as viaturas que estão estacionadas em frente.
 
As denúncias de raptos de menores na Guiné-Bissau cresceram nas últimas semanas, estão a motivar alarme social e está marcada para hoje uma reunião de emergência de organizações defensoras de menores com as forças de segurança.
 
Uma outra tentativa de rapto aconteceu na segunda-feira à noite também em Bissau, quando um homem tentou levar consigo uma menina de três anos, que estava com a mãe numa festa popular no Bairro de Missira.
 
Dois moradores do bairro reconheceram a menina, interpelaram o homem e este ameaçou-os com uma arma branca antes de se barricar numa casa, logo cercada e apedrejada por populares.
 
A polícia foi chamada ao local e prendeu o suspeito.
 
LFO // VM - Lusa
 
Leia mais em Diário Digital
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Metem o Fogo ai, nao presisamos da embaixada da Nigeria metem ai todos os golpistas nessa embaixada e envialos para o inferno

Anónimo disse...

OS GOLPISTAS VENDERAM A GUINE BISSAU A CEDEAO FAZENDO DESTE MODO O QUE QIZERAM NO PAIS O SERIFO NHAMADJO JUSTIFICOU O GOLPE DE 12 DE ABRIL A PRESENçA DOS ANGOLANOS NA GUINE MAS NAO JUSTIFICOU O RAPTO DAS NOSSAS CRIANçAS POR CEDEAO E AOS NIGERIANOS EM PARTICULAR. POVO DA GUINE CORREM COM ESSES BANDIDOS NAO PRESISAMOS DELES METEM FOGO NESSES CARROS COM PLACAS DE MARTICULAS DIPLOMATICAS ESSES CARROS SERVEM A TRANSPORTAR NOSSAS CRIANçAS METEM FOGO AO ANTONIO INDJAI RUI DE BARROS SERIFO NHAMADJO DABA NA WALNA E TODO OS GOLPISTAS VIVA O POVO GORAJOSO E MARTERIZADO VIVA A GUINE BISSAU

Mais lidas da semana