domingo, 3 de novembro de 2013

Austrália e EUA espiaram Indonésia durante conferência da ONU em 2007 -- Imprensa

 


Sydney, Austrália, 03 nov (Lusa) -- A Austrália e os Estados Unidos levaram a cabo uma operação conjunta de espionagem contra a Indonésia durante a conferência sobre alterações climáticas da ONU em 2007, na ilha de Bali, revelou hoje o diário The Guardian.
 
A edição australiana do jornal cita documentos fornecidos pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden que revelam que as autoridades australianas trabalharam com a Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA) para reunir números de telefone de oficiais de segurança indonésios para aumentar a capacidade de recolha de informação em situações de crise.
 
Segundo o The Guardian, a operação de 2007 não foi particularmente bem sucedida, tendo apenas conseguido obter o número de telemóvel do chefe da polícia de Bali.
 
O primeiro-ministro australiano de então Kevin Rudd participou na conferência de Bali a convite do Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, e ambos acordaram na altura reforçar a cooperação.
 
Na semana passada foi revelado que embaixadas australianas estariam envolvidas numa vasta rede de espionagem norte-americana, nomeadamente em Jacarta.
 
Na sexta-feira, Jacarta chamou o embaixador australiano Greg Moriarty para apresentar uma explicação sobre a alegada espionagem contra a Indonésia.
 
PNE // PNE - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana