domingo, 3 de novembro de 2013

Líderes começam a chegar a Macau para reunião ministerial do Fórum Macau

 


Macau, China, 02 nov (Lusa) - Governantes da China e de sete países lusófonos, incluindo um primeiro-ministro, um vice-presidente e três vice-primeiros-ministros, chegam, este fim de semana, a Macau para participar da 4.ª Conferência Ministerial do Fórum Macau, pronta para arrancar na próxima terça-feira.
 
A comissão organizadora da 4.ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (vulgo Fórum Macau) garantiu hoje, após uma reunião esta manhã, estar "tudo preparado para a realização do evento", que decorre na próxima terça e quarta-feira, 05 e 06.
 
O vice-primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas, primeiro-ministro de Guiné-Bissau, Rui Duarte Barros, o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, o vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, Fernando La Sama de Araújo, assim como o ministro do Turismo, Indústria e Energia de Cabo Verde, Humberto Santos de Brito, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi e o ministro da Justiça e Direitos Humanos da Angola, Rui Mangueira, lideram as delegações oficiais do universo lusófono.
 
Da China chegará o vice-primeiro-ministro Wang Yang, que será o primeiro a usar da palavra na cerimónia inaugural, a ser presidida pelo ministro do Comércio, Gao Hucheng, seguindo-se os discursos dos dirigentes e chefes das delegações dos países lusófonos.
 
Na terça-feira à tarde, decorre a 4.ª Conferência Ministerial do Fórum, na qual será debatida a "direção, âmbito e formas de cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa de 2014 até 2016, seguindo-se a assinatura dos principais documentos para o efeito".
 
Já para quarta-feira está agendado o Encontro entre Empresários da China e dos Países de Língua Portuguesa, o Seminário e Bolsa de Contatos sobre os projetos do Fundo da Cooperação para o Desenvolvimento, criado no quadro do Fórum, com a presença da vice-ministra do Comércio da China, Gao Yan.
 
Nesse encontro, participam ainda o secretário para a Economia e Finanças de Macau, Francis Tam, responsáveis ministeriais dos países de língua portuguesa e do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China, assim como do Banco de Desenvolvimento da China.
 
O presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, Jackson Cheong Chou Weng, preside aos eventos.
 
Macau já começou a receber as primeiras comitivas oficiais. Na sexta-feira, por exemplo, chegou a secretária de Estado da Cooperação do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Ângela Bragança.
 
"Este ano, o Fórum visa avançar ainda mais, alargar as áreas de cooperação económica e comercial e elevar o nível de colaboração para reforçar o papel de Macau como uma plataforma económica e comercial", conclui a comissão organizadora no mesmo comunicado.
 
DM // PMC - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana