sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Moçambique: Seis nomes são pré-candidatos a candidato presidencial da Frelimo




Maputo, 27 fev (Lusa) - Os ex-primeiros-ministros moçambicanos Luísa Diogo e Aires Ali e o ex-presidente do parlamento moçambicano Eduardo Mulémbwè submeteram as suas candidaturas a candidato da Frelimo às presidenciais, aumentando para seis o número de concorrentes ao posto, foi hoje anunciado.

O secretário do Comité de Verificação da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), órgão jurisdicional do partido, José Pacheco, disse hoje à imprensa que Luísa Diogo e Aires Ali apresentaram ao órgão as suas candidaturas a candidato presidencial do partido no poder nas eleições gerais de 15 de outubro.

Por seu turno, o antigo presidente da Assembleia da República Eduardo Mulembwè disse à imprensa que também irá submeter a sua candidatura, aumentando para seis o número de concorrentes ao posto de candidato à Presidência da República.

Além das três mencionadas figuras, a Comissão Política da Frelimo propôs ao Comité Central do partido os nomes do atual primeiro-ministro, Alberto Vaquina, do ministro da Defesa, Filipe Nyusi, ministro da Agricultura, José Pacheco.

O Comité Central da Frelimo, que está reunido desde quinta-feira, vai escolher o candidato do partido às eleições presidenciais, entre os seis pré-candidatos.

O atual chefe de Estado moçambicano e presidente da Frelimo, Armando Guebuza, já não pode concorrer a mais um mandato na chefia do Estado moçambicano, dado que atinge este ano o limite de dois mandatos consecutivos no cargo.

PMA // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana