segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Timorenses não precisam de ter medo de saída de Xanana-- Bispo Basílio Nascimento

 


Díli, 03 fev (Lusa) - O bispo de Baucau, Basílio Nascimento, disse hoje à agência Lusa que "muitos timorenses" estão com medo da anunciada demissão do primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, mas garantiu que não há "razão para tal".
 
"Eu limito-me a fazer um comentário sobre as possíveis consequências. Vejo que muitos timorenses estão com medo e não me parece que seja razão para tal", afirmou o bispo de Baucau e presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste, quando questionado sobre a anunciada demissão de Xanana Gusmão.
 
O bispo Basílio Nascimento falava à Lusa no final de um encontro com o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, no qual participaram também os bispos de Díli, Alberto Ricardo, e de Maliana, Norberto Amaral.
 
"Nós todos nos devemos convencer que, por mais importante que seja uma pessoa, por mais carismática que seja o senhor primeiro-ministro, cada um de nós tem um ciclo na vida, onde vivemos, tentamos fazer da melhor maneira possível, mas felizmente não somos eternos", afirmou o bispo de Baucau.
 
Segundo Basílio Nascimento, é claro que "quando a liderança é forte a mudança põe sempre interrogações", mas todas as pessoas têm as suas limitações e capacidades e "poderá vir um que não fará nada bem, mas virá outro que fará melhor".
 
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse na semana passada à Lusa que vai deixar o cargo de chefe do Governo timorense depois da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se deverá realizar em julho em Díli.
 
MSE // PMC - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana