segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Bispos timorenses vão convidar papa Francisco para visitar Timor-Leste

 


Díli, 03 fev (Lusa) - O presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste, o bispo Basílio do Nascimento, disse hoje à agência Lusa que a Igreja timorense vai convidar o Papa Francisco para visitar o país no próximo ano.
 
"Vamos celebrar 500 anos da vinda de Portugal e, sobretudo, do início da evangelização em Timor e a ideia é tentar celebrar com uma certa pompa e tentar ver se conseguimos convidar o senhor Santo Padre para vir,k uma vez que 500 anos na vida desta terriola é um marco muitíssimo importante", afirmou o bispo de Baucau.
 
Os 500 anos da chegada dos portugueses a Timor-Leste vão ser celebrados em 2015.
 
O bispo Basílio do Nascimento falava no final de um encontro com o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, no qual também participaram o bispo de Díli, Alberto Ricardo, e o bispo de Maliana, Norberto Amaral.
 
"O encontro serviu para fazer uma articulação Estado/Igreja para que não haja duplicidade de convites e ao mesmo tempo haver uma coordenação de movimentos", esclareceu o bispo Basílio Nascimento.
 
O convite para se deslocar a Timor-Leste para participar nos 500 anos de início de evangelização do país deverá ser feito durante a visita "ad limina" que a conferência episcopal timorense vai realizar ao Vaticano entre 17 e 22 de março.
 
A visita "ad limina", uma visita ao túmulo dos apóstolos ou às origens, como explicou o bispo Basílio do Nascimento, tem como objetivo fazer um relatório ao papa Francisco sobre os últimos cinco anos da vida da Igreja em Timor-Leste.
 
Durante a visita, os bispos timorenses vão também celebrar missas junto ao túmulo dos dois fundadores da Igreja, São Pedro e São Paulo.
 
"Está já prevista a celebração dos bispos timorenses com a comunidade timorense que viva em Roma ou em Itália", disse.
 
MSE // JPF - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana