quarta-feira, 9 de abril de 2014

Malaca: Drones subaquáticos encontram navio português Flor do Mar naufragado em 1511




TSF

Drones subaquáticos terão encontrado o navio português Flor do Mar, que naufragou em 1511 no estreito de Malaca, contendo o tesouro roubado destinado a D. Manuel I de Portugal.

Na altura, o navio mercante que transportava D. Afonso de Albuquerque, após este ter conquistado Malaca, à época o maior centro comercial do Oriente, naufragou com tesouro roubado, incluindo 60 toneladas de ouro do sultanato, e tornou-se num dos mais míticos e cobiçados tesouros perdidos da História.

Baseando-se em imagens captadas por drones subaquáticos, duas empresas de salvamento submarino garantem ter avistado o galeão no mar de Java, perto da cidade de Seramang, na Indonésia, referiu hoje o jornal malaio The Star Online.

Mas, o ministro-chefe de Malaca, Datuk Seri Idris Haron, disse não ter recebido nenhuma confirmação oficial da descoberta daquele que é considerado o navio mais valioso que está no fundo do mar, «mas apenas relatórios infundados, alegando que o naufrágio foi localizado».

«Temos ouvido especulações e teorias, mas desta vez, espero que seja verdade», disse o governante, avisando que o governo estadual irá apresentar uma reclamação do navio se os documentos sobre a descoberta forem confirmados pelo Governo indonésio.

«Gostaríamos de pedir direitos de autor dos tesouros recuperados usando canais bilaterais cordiais», até porque «de acordo com o facto histórico, o galeão transportava tesouro roubado do reino de Malaca», afirmou Datuk Seri Idris Haron.

A conquista da rica cidade de Malaca teve apoio de D. Afonso de Albuquerque, que na altura ganhou muito dinheiro e riquezas naquela região, pelo que decidiu trazer os bens, primeiro para Goa e depois para Lisboa, para presentear a corte de D. Manuel I de Portugal, mas o desejo nunca foi satisfeito porque a nau afundou.

Há uma réplica no Museu Marítimo de Malaca (Malásia): - ver vídeo

Sem comentários:

Mais lidas da semana