quarta-feira, 2 de abril de 2014

UE LANÇA OPERAÇÃO MILITAR NA REPÚBLICA CENTRO AFRICANA – oficial




A União Europeia anunciou hoje (ontem) o lançamento oficial da sua operação militar na República Centro-Africana, depois do aumento da violência nos últimos dias na capital, Bangui.

“O Conselho aprovou o lançamento da operação militar da UE na República Centro-Africana”, indicou uma porta-voz, Susanne Kieffer, na sua conta da rede social Twitter.

“A força incluirá até 1.000 soldados, dirigidos pelo general de divisão [francês] Philippe Pontiès”, precisou, em comunicado, o Conselho Europeu, que representa os Estados membros.

O envio das tropas, para garantir a segurança do aeroporto e de alguns bairros da capital centro-africana, Bangui, deverá demorar algumas semanas, indicou uma fonte diplomática.
A decisão do conselho faz imediatamente passar para esta força, designada como Eufor-RCA, agentes da polícia franceses enviados para Bangui no passado fim de semana, precisou uma fonte diplomática.

“O lançamento desta operação demonstra a vontade da UE de participar plenamente nos esforços internacionais para restaurar a estabilidade e a segurança em Bangui e na totalidade da República Centro-Africana”, sublinhou a representante da diplomacia da UE, Catherine Ashton.

Este anúncio surge na véspera de uma mini-cimeira sobre a República Centro-Africana, que decorrerá na abertura, na quarta-feira, em Bruxelas, da 4.ª Cimeira UE-África.

A missão “constitui um elemento chave da nossa abordagem global para solucionar os enormes problemas que a República Centro-Africana enfrenta”, sendo “essencial que a ordem pública seja restaurada o mais rapidamente possível, para que o processo de transição política possa ser retomado”, acrescentou Ashton.

Adiado pela pouca diligência inicialmente demonstrada pelos Estados membros da UE, o lançamento desta missão ocorre com o aumento da violência na República Centro-Africana como pano de fundo, tendo feito 50 mortos nos últimos quatro dias.

ANC // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana