sexta-feira, 27 de junho de 2014

Guiné-Bissau: PR leva a Malabo e Luanda mensagens de agradecimento e pedidos de apoio




Bissau – O Presidente da República, José Mário Vaz (JOMAV), disse que vai aproveitar a sua presença na Guiné-Equatorial e em Angola para agradecer aos países amigos da Guiné-Bissau e, em especial, à Comunidade Económica para o Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO).

O novo Chefe do Estado guineense vai agradecer o apoio ao seu país durante os dois anos de transição, imposta pelo regime golpista de 12 de Abril de 2012.

«Nós gostaríamos também de pedir aos países da União Africana, em geral, que nos dessem uma ajuda neste momento tão difícil em que o país se encontra», disse JOMAV à PNN, momentos antes de deixar Bissau.

Na sua primeira viagem oficial dias depois da sua investidura ao cargo de Presidente da República, JOMAV disse que além da sua participação na 23.ª Cimeira da União Africana, vai igualmente participar na reunião dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que decorre na capital de Angola a 29 de Junho.

Neste sentido, o estadista guineense disse que seria fundamental informar a comunidade africana sobre a real situação financeira em que se encontra a Guiné-Bissau, com largos meses de salários em atraso na função pública.

«Se não for assim, o Governo a ser empossado nos próximos dias vai ter muitas dificuldades», disse o Chefe de Estado.

Com regresso marcado para 1 de Julho, JOMAV viajou num avião da Guiné-Equatorial na companhia do Presidente da Fundação «Obiang Nguema Mbasogo & Amílcar Cabral», António Pedro da Goia.

Entretanto, o Presidente da República procedeu esta quarta-feira, 25 de Junho, através do Decreto Presidencial número 34, à nomeação de Domingos Simões Pereira ao cargo de Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Bissau Digital - (c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana