sábado, 28 de junho de 2014

Timor-Leste: Xanana Gusmão mantém-se como primeiro-ministro até setembro




O secretário-geral da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, disse hoje que o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, deverá ficar no cargo até setembro por causa da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Eu só sei que ele continua até agosto ou setembro a meu pedido. Achei que seria ridículo estarmos a receber chefes de Estado e de Governo com um primeiro-ministro com dois meses de vida e muito menos porque substituir o Xanana não é fácil e por isso pedi que continuasse até à cimeira", afirmou à agência Lusa Mari Alkatiri.

Timor-Leste assume pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, que vai realizar-se a 23 de julho em Díli.

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, anunciou em fevereiro que vai deixar o cargo depois da cimeira da CPLP.

"Depois da cimeira, outras realidades irão determinar se ele vai demitir-se mesmo ou não, digo eu. Tenho de respeitar também a vontade dele e a vontade dele foi construída com base em vários fatores", salientou Mari Alkatiri.

"Aqui em Timor há menos de meia dúzia de pessoas que não se demitem. Quando estão fora do poder é para melhor servir o país. Quando estão no poder são sempre alvos de crítica e quando estão fora do poder podem melhor servir o país e acredito que o Xanana fora do poder poderá melhor servir, servindo melhor o país está também a servir melhor a CPLP", afirmou.

Já em relação ao atual governo de Timor-Leste, Mari Alkatiri continua muito crítico e diz que não é fácil trabalhar com um "governo de mais de 50 membros completamente desagregado".

"Há ministérios com quatro membros do governo, o que é ridículo. Toda a administração pública, a começar pela parte política que é o governo, deve ser reestruturada, remodelada para a tornar menos pesada. É um peso em tudo. No funcionamento e orçamental", defendeu o antigo primeiro-ministro timorense.

"Para mim já deveria ter sido remodelado o governo para depois isso ser refletido na administração. Não foi feito a tempo e horas, há um ano atrás, e agora não sei quando será feito. Vou continuar a dizer que deve ser feito. Se quisermos ter uma presidência da CPLP eficiente e com perspetivas claras há muitos membros do governo que têm de sair", insistiu Mari Alkatiri.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana