segunda-feira, 14 de julho de 2014

Timor-Leste, Indonésia e Austrália debatem cooperação trilateral




Díli, 14 jul (Lusa) - Representantes dos governos de Timor-Leste, Indonésia oriental e norte da Austrália debatem entre terça e quarta-feira a implementação de uma plataforma de cooperação e de desenvolvimento económico naqueles territórios.

"Esta iniciativa reunirá representantes dos governos dos três países, intelectuais nacionais e internacionais de diversas afiliações e representantes do setor privado, com o objetivo de debaterem as potencialidades e possíveis vias de cooperação para o desenvolvimento integrado da sub-região", refere em comunicado a organização do seminário.

O debate vai decorrer, numa unidade hoteleira de Díli, durante um seminário organizado pela Unidade de Missão Timor-Leste, Indonésia, Austrália, no qual participa uma comissão criada pelo governo de Díli para implementar o Desenvolvimento sub-regional integrado à parte timorense.

O objetivo da plataforma é desenvolver setores como as pescas, agricultura, indústria, turismo, energia, recursos naturais, mas também as infraestruturas, a investigação e desenvolvimento, a saúde, a educação, a cultura e o desporto.

A Unidade de Missão Timor-Leste, Indonésia, Austrália é coordenada pelo antigo ministro da Economia timorense João Gonçalves, que defendeu que a cooperação trilateral vai "promover o desenvolvimento em Timor-Leste, atrair o investimento e promover a existência de indústrias transformadoras, bem como valorizar o capital humano e os laços de amizade e cooperação" com a Indonésia e a Austrália.

MSE // JPS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana