segunda-feira, 18 de agosto de 2014

APOSTA NA EXPORTAÇÃO UM DESAFIO DE ÁFRICA



João Dias, Victoria Falls – Jornal de Angola

Os caminhos para uma efectiva integração regional capaz de proporcionar desenvolvimento, estabilidade, segurança e bem-estar da região austral do continente são traçados desde ontem, em Victoria Falls, Zimbabwe, pelos Chefes de Estado e de Governo da SADC.

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, participa nos trabalhos da Cimeira, em representação do Presidente José Eduardo dos Santos.  

Ontem, na abertura dos trabalhos, a secretária executiva da SADC, Lawrence Tax, destacou os significativos avanços que a região conseguiu nos últimos anos no plano de desenvolvimento, segurança e democracia. Por isso, congratulou-se com o modo ordeiro e pacífico das recentes eleições em Madagáscar, África do Sul, Malawi e Swazilândia. Desde a última Cimeira, foram dados passos importantes em matéria de estabilidade, paz e segurança. 

Embora a integração regional esteja ainda a sofrer algum revés na sua concretização, disse, o processo está a ganhar um novo ímpeto, assim como a adesão à Zona de Comércio Livre. Lawrence Tax defendeu que os Estados membros olhem com profundidade para a questão da transformação económica da região. Sublinhou que tudo isso passa pelo desenvolvimento da agricultura e pela criação de infra-estruturas e falou da grande transformação económica por que passaram os chamados “tigres asiáticos\", referindo-se à possibilidade que o continente tem para catapultar o seu nível económico. 

As Ilhas Seychelles juntaram-se ao protocolo de Comércio. Na frente económica, a região registou um crescimento no PIB de 4,7 por cento em 2013 e a taxa de inflação manteve-se em 7,1 por cento em média. Registaram-se poupanças nacionais de 17,7 por cento e em relação ao investimento a região teve um crescimento de sete por cento. “A SADC tem registado progressos a nível de negócios e competitividade em geral, factores importantes para a nossa integração económica\", referiu Lawrence Tax. 

A presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, chamada a intervir, disse guardar grandes esperanças no futuro do continente e referiu que África deve ser vista como o próximo pólo de desenvolvimento do mundo, pois é o “continente das oportunidades infinitas\".

Tal como a SADC sustenta, Dlamini-Zuma defendeu que o continente, principalmente a organização regional, mude de paradigma na forma de fazer negócios com o exterior, sendo necessário agregar valor aos produtos feitos e não exportá-los como meras matérias-primas. “É necessário apostar na exportação com mais-valias, valor acrescentado e beneficiação. África é dotada de minérios raros, hoje usados nas tecnologias aplicadas\", notou Dlamini-Zuma, acrescentando que, com todas estas riquezas, África tem condições para estar ao nível dos “tigres asiáticos\".

 Dlamini-Zuma sugeriu a criação de estruturas para o ensino virtual e a criação da universidade electrónica, principalmente para beneficiar e potenciar as mulheres. “Quando as mulheres são potenciadas, todos ganham\", salientou, referindo que é fundamental olhar para o engrandecimento da mulher e a redução da pobreza, através de uma agricultura vista na perspectiva de “agro-negócio\" e não de simples subsistência.

Passagem de testemunho

O Chefe de Estado do Malawi, Arthur Mutharika, passou ontem a presidência da SADC ao seu homólogo do Zimbabwe, Robert Mugabe. No seu primeiro discurso como presidente da organização regional, Mugabe falou da necessidade de se partir para uma verdadeira consolidação da Integração Regional e para a questão da Zona de Comércio Livre, mas advertiu que é fundamental que os países trabalhem no amadurecimento das suas indústrias.  “Juntos podemos assegurar que a região siga os seus objectivos, mas não podemos perder de vista a nossa agenda de integração\", notou, alertando que a região não pode conceber programas que não consiga financiar com os seus próprios recursos.

O também Presidente anfitrião criticou o facto de, actualmente, 60 por cento dos projectos concebidos na região estarem a ser financiados por entidades exteriores ao continente.  Robert Mugabe disse que é preciso repensar o modo como África procede em matéria de negócios ou relações comerciais, tendo defendido que está na hora de parar com as exportações das matérias-primas sem valor agregado. “Devemos parar de exportar matérias-primas. Temos de exportar produtos acabados. Os nossos recursos podem jogar um papel fundamental no crescimento económico e na nossa posição no mundo\", salientou.

Sobre a Zona de Comércio Livre disse notar e estar preocupado com os sérios desequilíbrios existentes entre os países da região. E relativamente à paz e segurança, referiu que a SADC continua a ser uma das zonas mais estáveis.

“Nunca devemos desistir quando se trata de buscar a paz, seja onde for\", defendeu, ao fazer alusão ao actual estado de paz e estabilidade de Madagáscar, que voltou à Cimeira cinco anos depois. 

Robert Mugabe felicitou o sucesso das eleições na África do Sul, Malawi e Madagáscar e condenou a situação de tensão e conflito na Faixa de Gaza. 

Durante a cerimónia de abertura da Cimeira, foi lançado o Anuário de Estatística da SADC, que reúne dados dos anos que vão de 1980 até 2012. Robert Mugabe, ao proceder ao lançamento do Anuário, considerou-o um instrumento de mais-valia, pois vai acompanhar as tendências da região, e por ser um instrumento de consulta para académicos e também políticos.

A Cimeira, que encerra hoje, decorre sob o lema “A estratégia da SADC para a transformação económica: mobilizando os recursos diversos da região para o desenvolvimento social e económico sustentável através da beneficiação e o acréscimo de valor”. A delegação angolana é integrada pelos ministros da Agricultura, Afonso Pedro Canga, e do Comércio, Rosa Pacavira, assim como pelos secretários de Estado das Relações Exteriores e dos Transportes para a Avião Civil, Manuel Augusto e Mário Dominguês, respectivamente.

Foto: António Escrivão – ANGOP

Leia mais em Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana