sábado, 30 de agosto de 2014

Cabo Verde: PM VISITA NOVA ZELÂNDIA E ILHAS SAMOA




Praia - O Primeiro-ministro José Maria Neves está a caminho da Nova Zelândia e das Ilhas Samoa, países que vai visitar até 4 de Setembro.

José Maria Neves vai estar esta sexta-feira, 29 de Agosto, e sábado, 30 de Agosto, na Nova Zelândia onde será recebido pelo Governador-Geral, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, por dirigentes políticos e pelo Primeiro-ministro neozelandês.

Durante a visita, o Chefe do Governo cabo-verdiano vai procurar reforçar as relações com este país, sendo uma oportunidade única para trocar impressões com as autoridades locais sobre as possibilidades de cooperação bilateral, no que toca às energias renováveis, turismo e formação universitária.

Sendo que a Nova Zelândia tem uma grande experiencia ao nível da gestão da administração pública e do ensino superior, ciência e inovação, o Chefe do Governo acredita que será muito útil para Cabo Verde, na criação de novos mecanismos inovadores para o financiamento do desenvolvimento dos pequenos Estados insulares.

De 1 a 4 de Setembro, José Maria Neves vai participar na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, nas Ilhas Samoa, onde irá falar sobre as mudanças climáticas e a preservação dos oceanos.

A conferência irá decorrer sob o lema «Desenvolvimento Sustentável dos Pequenos Estados Insulares (PEI) através de uma Parceria Genuína e Durável», e o Chefe do Governo fará uma intervenção para abordar a problemática das mudanças climáticas, a elevação do nível das águas do mar, «que é um problema para os PEI do pacífico, mas também com reflexo em outros Estados do Atlântico».

Segundo José Maria Neves, a exploração e preservação dos oceanos será também um dos temas em análise no encontro, sendo que os oceanos são «uma grande riqueza desses Estados e é fundamental que haja uma estratégia internacional no sentido de garantir uma melhor utilização desse recurso estratégico».

«Tendo em conta que Cabo Verde é um país altamente vulnerável, não só do ponto de vista económico, social mas sobretudo do ponto de vista ambiental, será necessário analisar também a questão dos custos de modernização e de transformação», declarou.

José Maria Neves sublinhou que serão necessários mecanismos específicos de apoio a esses países no processo de transição, para que possam alcançar patamares mais elevados de desenvolvimento.

A Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento acontece no quadro das celebrações do Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, declarado pela ONU.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana