terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cooperação de Timor-Leste com Indonésia deve-se a opção pela reconciliação - PR




Díli, 26 ago (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, afirmou hoje que a amizade e cooperação intensa existente com a Indonésia se devem a uma opção partilhada pela paz, diálogo e reconciliação.

"A amizade e cooperação intensa que desenvolvemos devem-se à determinação dos governos dos nossos países e à vontade dos nossos povos. A opção partilhada pela paz, diálogo e a reconciliação é o resultado de uma vontade genuína de cooperar para a estabilidade e desenvolvimento", afirmou Taur Matan Ruak.

O chefe de Estado timorense falava durante um almoço que ofereceu ao seu homólogo indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, que iniciou segunda-feira uma visita oficial a Timor-Leste, a última que realiza a Díli enquanto Presidente da Indonésia.

"A nossa cooperação é ampla, da segurança das fronteiras, à defesa e ao intercâmbio económico e cultural, que é intenso", afirmou Taur Matan Ruak, sublinhando que durante a visita a cooperação entre os dois países vai ser intensificada.

No discurso, o chefe de Estado timorense afirmou que Timor-Leste está "determinado a trabalhar para reforças as condições de paz e a confiança necessária ao desenvolvimento económico e social e contribuir para a estabilidade e a cooperação regionais" e a "alargar" a cooperação entre os dois países em todas as áreas.

O Presidente Taur Matan Ruak destacou também que a contribuição do chefe de Estado da Indonésia tem sido "decisiva para as relações de paz e confiança entre Timor-Leste e a Indonésia e, igualmente, para a atmosfera positiva e mais segura na região".

Susilo Bambang Yudhoyono termina quarta-feira a visita oficial a Díli com o lançamento da primeira pedra do centro cultura indonésio e a inaguração do novo edifício do Ministério das Finanças timorense.

MSE // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana