sábado, 30 de agosto de 2014

PERSONALIDADES MUNDIAIS TÊM ENCONTRO EM LUANDA




Angola acolhe, de 1 a 3 de Setembro, em Luanda, a reunião do Grupo de Eminentes Personalidades da África, Caraíbas e Pacífico (GEP-ACP), anunciou ontem, em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores.

A reunião, a ser realizada no quadro de consultas regionais dos Estados da África austral sobre o futuro do Grupo ACP após 2020, vai contar com a presença do antigo chefe de Estado da Nigéria e presidente do Grupo de Eminentes Personalidades da África, Olusegun Obasanjo. 

Para esta reunião, os participantes vão abordar os seguintes temas: “O Grupo ACP e o Acordo de Georgetown: Visão e Objectivos; Crescimento e Evolução, Desafios\", “Factores de sucesso e lições apreendidas de Yaoundé e Cotonou\", bem como “A actualização da presente cooperação ACP-UE: reflexões sobre o Acordo de Cotonou e o Tratado de Lisboa\".

A reunião vai igualmente discutir “Os novos desafios, novos princípios: promoção das relações internacionais do Grupo ACP\", “A estratégia renovada para o Grupo ACP atingir o desenvolvimento político e socioeconómico\", “Qual é o futuro do Grupo ACP nas relações internacionais após 2020\" e “Financiamento do grupo ACP – Opções viáveis e inovadoras\".

O GEP é constituído por 12 individualidades, entre os quais o professor angolano Sebastião Isata, antigo representante especial da União Africana na Guiné-Bissau, Burundi e Região dos Grandes Lagos, e foi criado com a finalidade de elaborar a visão estratégica da organização para o terceiro milénio. A presença de Angola no GEP realça o seu papel no contexto internacional e tem participação directa na formulação das grandes decisões e da visão estratégica sobre o desenvolvimento futuro de África, Caraíbas e Pacífico (ACP).

O GEP surgiu na sequência do Tratado de Lomé, assinado em 1979 entre os países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e a antiga Comunidade Económica Europeia (CEE), hoje União Europeia. Tinha como objectivo regular as relações entre ambos. Desde a assinatura do Acordo, as duas instituições têm trabalhado para estabelecer novos Acordos de parceira económica (APE).

Comércio sem barreiras

Os acordos têm por objectivo a eliminação progressiva dos obstáculos ao comércio, o reforço da cooperação em todos os domínios relacionados com o comércio, a consolidação das iniciativas de integração regional no seio da ACP e a promoção da integração gradual dos países ACP na economia global.

Integram o GEP, além do antigo presidente da Nigéria, Olusemgun Obasanjo, os antigos chefes de Estados da República Dominicana, Leonel Fernandez Reyna, da Guiana, Bharrat Jagdeo, o ex-secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Ibrahim Fall, a directora-geral adjunta da Organização Mundial do Comércio, Valentine Rugwabiza, antigos ministros, entre outras figuras emblemáticas das organizações e instituições internacionais da ONU e da União Africana.

Jornal de Angola - Foto Kindala Manuel

Leia mais em Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana