quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Moçambique – Eleições: “NADA DE CONFUSÃO” - Nyusi




Em campanha eleitoral pela província de Sofala, o candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, reagiu aos incidentes reportados entre as brigadas eleitorais.

Na sua primeira reacção, Nyusi defendeu mais tolerância e coabitação pacífica entre as caravanas. “Pelo que vi, dá para entender que com um pouco de ponderação e participação de nós que estamos a participar no processo podemos ajudar o processo, porque estas pessoas gostam de nós, gostam do partido, gostam do candidato. Então, tomam o candidato como o líder. A partir da altura em que o líder diz que isto está mal, toda a gente ouve, e eu penso que se esta mensagem for emitida por qualquer pessoa que está no processo, vai pegar.

Então, se não é emitida ou ignorada, ou é vaga, ou é ambígua, poderá incitar à violência. Mas eu disse aqui em Gorongosa àqueles que são seguidores do meu projecto: nada de confusão, nada de confusão, estamos bem a fazer a festa, continuemos a festa. Não precisamos de empurrar ninguém, já somos muitos, para podermos transformar vítimas de confusão”.

Nyusi foi o primeiro quadro da Frelimo, partido a quem são imputadas todas as responsabilidades pela violência eleitoral, a reagir sobre os incidentes.

Da parte dos órgãos superiores do partido, particularmente o presidente Armando Guebuza, ainda não houve reacção, nem como líder da Frelimo, nem como Chefe de Estado.

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana