segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Moçambique: Paz custa mais de 17 milhões de dólares aos cofres do Estado




Horas depois de assinar o acordo de cessação das hostilidades militares com o líder da Renamo, o Presidente da República submeteu à apreciação da Assembleia da República a proposta de lei que viabiliza os consensos alcançados.

Armando Guebuza solicitou ao Parlamento o agendamento urgente da apreciação da proposta, que inclui a declaração da cessação das hostilidades militares, o memorando de entendimento, mecanismos de garantia e termos de referência da equipa militar de observação da cessação das hostilidades militares.

Com o efeito, a 1a comissão da Assembleia da República reuniu, este sábado e domingo, para analisar a proposta, tendo o presidente daquela comissão avançado que há condições para a sua aprovação.

O presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade, Teodoro Waty, garantiu que já foi concluída a proposta de parecer que será analisada hoje em plenário pela Assembleia da República.

“A lei vai dar um carácter executório e vinculativo para todos cidadãos, instituições e órgãos do Estado em relação a estes entendimentos a que o Presidente da República chegou com o presidente da Renamo.

A implementação da lei que aprova o acordo sobre a cessação das hostilidades militares vai custar aos cofres de Estado mais de 540 milhões de meticais.

BANCADAS CONVERGEM

As bancadas parlamentares da Frelimo e da Renamo dizem que vão acolher positivamente a proposta de lei que aprova o acordo sobre a cessação das hostilidades militares.

O porta-voz da bancada da Frelimo, Galiza Matos Júnior, disse que em sede do parlamento e em plenária a sua bancada irá aprovar a proposta de lei. Já o porta-voz da bancada da Renamo, Arnaldo Chalaua, entende que era impensável avançar-se só com os acordos assinados de ambas as partes sem o pronunciamento do Parlamento.

Na foto: Teodoro Waty, presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana