segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Moçambique: Guebuza anuncia fundo para paz. Dhlakama manda recados à governação




O Presidente da República, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, homologaram, sexta-feira, em Maputo, o acordo de cessação de hostilidades assinado a 24 de Agosto último, entre as delegações do governo e do maior partido da oposição em sede do diálogo político.

Assim, o documento será submetido à Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano. Este facto força a convocação de uma sessão extraordinária do mais alto órgão do poder legislativo, no país, para tornar o acordo lei.

Incorporam o documento final o memorando de entendimento, que garante, entre outros aspectos, os termos de referência dos observadores militares internacionais que vão fiscalizar a cessação das hostilidades.

O acordo permitirá, ainda, a “livre” participação de Afonso Dhlakama na campanha eleitoral em curso rumo às eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais, a 15 de Outubro próximo.

A chegada do líder da Renamo, quinta-feira, a Maputo, foi facilitada pelos embaixadores de Portugal, Itália, Estados Unidos da América, Botswana e pela alta comissária da Grã-Bretanha.

As delegações do governo e da Renamo alcançaram este consenso na 75a ronda do diálogo político. Contudo, este não é o fim do diálogo político, pois ainda faltam, na mesa do diálogo, dois pontos, nomeadamente, a despartidarização do aparelho do Estado e assuntos económicos.

A assinatura do acordo contou com a presença de membros do governo, corpo diplomático e sociedade civil.

Falando momentos depois da assinatura, o Presidente Armando Guebuza disse que o documento deve, de facto, dar início à desmilitarização das forças residuais da Renamo, de modo a integrá-los na vida civil. Guebuza disse ainda que “quero saudar o nosso povo, que, mesmo no desespero, esperou paciente e firme por este dia, consciente de que a solução seria alcançada sem a força das armas”.

Na foto: Guebuza e Dhlakama fecham acordo de paz

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana