quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Moçambique: Renamo exige partilha de efectivos na FIR e Guarda Fronteira




A 85ª ronda do diálogo político entre o Governo e a Renamo, que teve lugar última segunda-feira, em Maputo, terminou sem consenso quanto ao modelo de integração das forças residuais do maior partido da oposição em Moçambique nas Forças de Defesa e Segurança (FDS), no âmbito do acordo de cessação das hostilidades.

O chefe da delegação do Governo, José Pacheco, disse não se tratar de divergências entanto que tal, mas de problemas de interpretação dos dispositivos referentes à integração das forças residuais da Renamo.

Para uma integração correcta, o Governo continua a privilegiar a entrega de uma lista exaustiva dos militares da Renamo beneficiários deste processo, de acordo com a patente que cada um ostenta.

Sobre esta matéria, o chefe da delegação da Renamo no diálogo, Saimone Macuiane, disse que o seu partido exige que ao nível das FDS haja uma partilha de responsabilidades no comando, “o mesmo que dizer onde o comandante vem da parte do Governo, o vice deve vir da Renamo e vice-versa. O mesmo deve acontecer em relação à polícia”.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana