sábado, 1 de novembro de 2014

Portugal - TAP: Nenhum tripulante de cabine se apresentou hoje em Lisboa e no Porto




O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil garantiu que nenhum tripulante de cabine da TAP se apresentou hoje no aeroporto de Lisboa e do Porto, no segundo dia de greve para exigir cumprimento do Acordo de Empresa.

O dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Nuno Fonseca, disse à TSF que «desde as 00h00 em Lisboa não houve nenhuma saída de voos, vai sair ao final da manhã um voo de serviços mínimos. No Porto, também não houve nenum voo a ser realizado».

Nuno Fonseca adiantou ainda que estão previstos apenas três voos de serviços mínimos: «um voo para Caracas, um para o Funchal e um voo para São Paulo».

No primeiro dia de paralisação, na quinta-feira, a adesão foi de 90%, segundo o SNPVAC, o que obrigou ao cancelamento de 145 voos previstos para aquele dia, de acordo com a TAP.

Para hoje, num total de 291 voos, a TAP prevê a realização de 135, assegurados pelos serviços mínimos decretados pelo Conselho Económico e Social (CES), mas o sindicato contesta o número, esclarecendo que são cerca de 120.

A greve convocada pelo SNPVAC, filiado na UGT, tem como objetivo exigir da TAP o cumprimento de Acordo de Empresa, em vigor desde 2006, designadamente o direito a um fim de semana de descanso de sete em sete semanas e um planeamento atempado das escalas de serviço.

A paralisação dos tripulantes de cabine da TAP está repartida em dois períodos: o primeiro começou entre as 00:00 e as 23:59 de quinta-feira passada e continua hoje, o segundo será a 30 de novembro e 2 de dezembro.

TSF

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana