domingo, 21 de dezembro de 2014

Campanha para colocar magistrada no TPI aumentou visibilidade de Timor-Leste - governo



20 de Dezembro de 2014

O Governo de Timor-Leste afirmou ontem, em comunicado, que a campanha para tentar eleger a juíza Natércia Gusmão para o Tribunal Penal Internacional (TPI) aumentou a visibilidade e respeito pelo país, apesar de não ter tido sucesso.

"A campanha para a eleição para o Tribunal Penal Internacional aumentou a visibilidade internacional de Timor-Leste e ganhou o respeito de muitos na comunidade internacional", disse o porta-voz do Governo timorense, Agio Pereira.

Segundo o também ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, o Governo timorense agradece à juíza Natércia Gusmão pelo "empenho e comportamento" durante a campanha.

A juíza timorense Natércia Gusmão falhou a eleição para ocupar uma das seis vagas para juízes do TPI, segundo os resultados divulgados na página oficial na Internet daquele órgão judicial.

A juíza timorense conseguiu permanecer na lista dos mais votados até à última votação, tendo ficado em sétimo lugar.

Os seis juízes eleitos, após 22 rondas de votação, são da Coreia do Sul, Polónia, Hungria, República Democrática do Congo, França e Alemanha.

No comunicado, o Governo timorense lamentou que nenhum candidato feminino tenha sido eleito, sublinhando que o TPI "será fortalecido pelas diferentes experiências trazidas pelos seus juízes".

Lusa, em Sapo TL 

Sem comentários:

Mais lidas da semana