sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cabo Verde: SISMO DE MAGNITUDE 4 A SUDOESTE DE SANTO ANTÃO



Andre Amaral – Expresso das Ilhas (cv)

O Departamento de Geofísica do INMG, registou às 04h15m 8 de Janeiro, no centro nacional de monitorização, um evento sísmico de magnitude 4, localizado na zona Sudoeste da ilha de Santo Antão, à profundidade entre 14 e 20 km.

Segundo o INMG o sismo também terá sido sentido em São Vicente estando o instituto agora a "analisar os dados para se apurar as causas do evento", refere o INMG em comunicado de imprensa.

O mesmo comunicado refere ainda que "nas últimas semanas a actividade sísmica em S. Antão tem vindo a aumentar", mas que esta não tem "nenhuma ligação com a erupção em curso, na ilha do Fogo".

Á Rádio Morabeza, Bruno Faria, do INMG, confirmou que "houve um tremor de terra de magnitude 4 com o epicentro localizado na zona de Ponta de Peça". Quantos às causas, "estas ainda não são conhecidas, estamos a estudar, há alguns cálculos que se precisam fazer para saber que mecanismos esteve na base deste evento".

A actividade sísmica, em Santo Antão, tem vindo a fazer-se sentir ao longo das ultimas semanas, mas "desta magnitude foi esta madrugada", explicou Bruno Faria à Morabeza.

Fora de hipótese está qualquer tipo de relação entre o sismo que hoje se fez sentir e a erupção do vulcão do Fogo. "Não há uma relação entre as duas coisas, é muito pouco provável que haja uma relação", assegurou Bruno Faria. E, de seguida, explicou "No Fogo dá-se a formação do magma termina por volta dos 25 km e este sismo que registamos em Santo Antão está a cerca de 20 Km de profundidade e a distância entre as ilhas é de cerca de 250 km. Portanto era preciso que houvesse um transporte de magma, na horizontal para reproduzir o sismo em Santo Antão, o que não é possível".

Sem comentários:

Mais lidas da semana