sábado, 31 de janeiro de 2015

DEZENAS DE MILHARES MARCHAM PELA MUDANÇA EM MADRID




A Praça Cibeles e a Porta do Sol, em Madrid, pintaram-se de roxo, de bandeiras de Espanha e da Grécia, numa "Marcha da Mudança" que juntou dezenas de milhares de pessoas com uma palavra de ordem: "Sim, Podemos!".

Homens e mulheres de todas as idades - bebés em carrinhos, crianças, jovens e idosos, incluindo em cadeiras de rodas - acorreram ao apelo do Podemos e protestaram nas ruas de Madrid por uma política diferente daquela que tem sido seguida desde há três anos pelo executivo de Mariano Rajoy.

Empunhando cartazes com palavras de ordem como "Se queremos, Podemos" e outros bastante mais ofensivos, os apoiantes do partido de Pablo Iglesias vieram de todas as partes de Espanha.

Angel tem 37 anos e veio de Alicante, com a família. Para ele, Espanha tem de mudar, já.

"Há que operar uma mudança neste país. Há outra maneira de fazer as coisas, que beneficie mais as pessoas e menos as empresas e os bancos, como até aqui", contou à agência Lusa.

Para Angel, as eleições na Grécia não são comparáveis com as eleições do final do ano em Espanha, mas o "caminho que o Syriza abriu será importante".

"Mas será difícil, sobretudo combater a indiferença", disse.

Das ideias de Pablo Iglesias e do Podemos para a economia e o governo de Espanha sabe pouco, preferindo salientar que "é preciso uma varridela na política".

"É preciso uma renovação da casta política, controlar os monopólios. E que a sociedade comece a mudar, para melhorar este país", disse, acrescentando, no entanto, que não acredita que o Podemos ganhe as próximas eleições gerais em Espanha.

Sondagens recentes colocam o Podemos a dois pontos percentuais do partido no poder, o PP, mas Angel considera mais realista que quando o país for a votos, no outono, o partido ganhe força no parlamento.

"Não vai ser de hoje para amanhã. Mas vamos meter a cabeça no Congresso dos Deputados (Parlamento)", disse, bem disposto.

Vestidos com o roxo tradicional do Podemos, com palavras de ordem em catalão, em castelhano, em basco ou em galego, os manifestantes estenderam-se por toda a rua de Alcala, desde a Praça Cibeles até à Porta do Sol, e muitos até ironizavam quanto ao que os media e o PP vão dizer da "Marcha da Mudança".

"Logo direis que somos cinco ou seis", entoaram em uníssono, convencidos do êxito do protesto.

Jornal de Notícias - Foto: EPA / Chema Moya

Leia mais em Jornal de Notícias


Sem comentários:

Mais lidas da semana