quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Governo pensa em aumento de pensão para reformados em São Tomé e Príncipe




São Tomé, 20 Jan (STP-Press) -Autoridades santomenses pretendem aumentar em 2016 a pensão de trabalhadores reformados de S.Tomé e Príncipe.

A intenção foi manifestada, esta segunda-feira, pelo Ministro do Emprego e Assuntos Sociais, Carlos Gomes, que, falava no sul da ilha de São Tomé, no âmbito do processo de auscultação popular visando a elaboração em curso do orçamento do Cidadão.

De acordo com o governante, o governo ‘’consciente’’ dos magros subsídios a que pensionistas têm direito, encara com seriedade a hipótese de vir a aumentar em 2016 os actuais 470 mil Dobras (equivalente a pouco mais de 30 USD).

Gomes, afirmou que a definição de novos montantes será feita após a conclusão em breve de um estudo em curso levado a cabo pelo ministério do Emprego e Assuntos Sociais.

‘’A pensão é baixa, portanto, é nossa intenção melhora-la fazendo um aumento em 2016, facto que só faremos após a conclusão de um estudo que temos em curso’’, garantiu o governante em Cantagalo, distrito localizada na ilha de São Tomé.

Na circunstância, Carlos Gomes, anunciou, também, um conjunto de medidas visando ''humanizar'' o processo de pagamento dos reformados compreendendo doravante a bancarização de pensões e entrega porta à porta nos distritos onde não existem estruturas bancárias.

‘’Não há necessidade de pessoas levantarem dinheiro dos outros [nos Correios ou no Instituto Nacional de Segurança Social]. É nossa intenção evitar que pessoas Idosas, velhos, reformados se desloquem a cidade [capital], provocando nomeadamente perda de tempo’’, reconheceu.

Dados oficiais dão conta no arquipélago de São Tomé e Príncipe de pouco mais de quatro mil pessoas reformadas, maioria trabalhadores de ex-empresas agrícolas auferindo pensões bastante baixas calculados em pouco mais de 30 dólares.

Sem comentários:

Mais lidas da semana