domingo, 4 de janeiro de 2015

Indonésia: Os 'portugueses negros' de Jacarta recebem ano novo pedindo perdão e santidade



Andreia Nogueira, da agência Lusa

Jacarta, Indonésia, 04 jan (Lusa) - Centenas de 'portugueses negros' que vivem a norte da capital indonésia, Jacarta, recebem hoje o novo ano com um "banho" coletivo de pó branco em busca de perdão e santidade.

A comunidade dos 'tugu', cristãos protestantes no maior país muçulmano do mundo, terá nascido do cruzamento de escravos de portugueses na Índia, que foram levados para a zona onde agora fica Jacarta, com comerciantes, artesãos e aventureiros oriundos de Malaca, Ceilão, Cochim e Calecute, mas não há versões definitivas da sua origem.

Os cerca de 300 'portugueses negros' que vivem na aldeia de Tugu, a norte de Jacarta, seguem a tradição centenária de colocar pó branco na face uns dos outros, numa cerimónia realizada no primeiro domingo de janeiro.

Trata-se de um dos eventos mais conhecidos da comunidade e tem o nome de "mandi-mandi" (duche, em indonésio), que significa "literalmente tomar banho para limpar o corpo 'sujo'", disse à agência Lusa Lisa Michiels, uma das suas praticantes.

"Primeiro vamos orar juntos, ouvir a palavra do Senhor, como gratidão por todas as bênçãos de Deus. Depois, vamos almoçar juntos, antes de começar a cerimónia", referiu.

Segundo a indonésia, o branco ou branco sujo "é como um símbolo de santidade e de perdão", mas entre os descendentes de portugueses em Malaca, na Malásia, existe uma tradição semelhante na qual é usada "água em vez de pó".

É também o perdão dentro das famílias que marca o momento das 12 badaladas e ainda o primeiro dia do ano, quando a tradição local - conhecida como 'rabu-rabu' - convida a ir de casa em casa pedir perdão, cantar e beber.

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao território atual da Indonésia, em 1512, e, embora a posterior colonização holandesa tenha tentado apagar as marcas da herança lusa, a língua papiá tugu, uma forma de crioulo, resistiu durante séculos.

O último falante deste crioulo faleceu em 1978, mas a língua continua a fazer parte das canções do 'Keroncong', um estilo de música popular que resultou da vinda do cavaquinho com os portugueses.

À semelhança de anos anteriores, as canções do grupo Keroncong Tugu - que é famoso na Indonésia e que reúne vários elementos da família de Lisa Michiels - deverão ter um destaque especial no "mandi-mandi", que atrai indonésios de outros lugares e também estrangeiros, incluindo portugueses.

A comunidade - que conta também com alguns elementos noutros pontos da Indonésia e no estrangeiro - preserva tradições lusas, como beber vinho no Natal e no ano novo.

Até à geração dos pais da família Michiels, os 'tugu' procuravam sempre casar entre si, mas agora a situação é diferente, pelo que características físicas como o nariz mais pontiagudo deverão desaparecer com as gerações futuras.

// APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana