terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mário Soares: “PORTUGAL É AINDA UMA DEMOCRACIA? CREIO BEM QUE NÃO”




O antigo Presidente da República escreve esta terça-feira, na sua coluna de opinião no Diário de Notícias, que Portugal já não é uma democracia, pois esta “implica a liberdade do povo” e os portugueses “não têm, em matéria de obtenção de recursos, qualquer liberdade”.

Mário Soares tece hoje duras críticas ao Governo e à atuação dos ministros.

Sobre a Saúde, que o histórico socialista descreve como uma “pérola da democracia”, considera que esta “se esvaziou por falta de médicos e enfermeiros”.

Relativamente à Justiça, o antigo chefe de Estado diz que “deixou praticamente de existir”, sustentando que as reformas levadas a cabo pela ministra da Justiça causaram o “desaparecimento de processos” e deixaram “que certos juízes possam desprezar na sua ação alguns princípios fundamentais relativos ao segredo de justiça”.

“Como toda a gente percebeu com a prisão tão infame do ex-primeiro-ministro José Sócrates”, acrescenta.

O Ensino também não escapa, com Mário Soares a considerar que o ministro Nuno Crato “conseguiu destruir imensas escolas e não ter professores suficientes para iniciar o ano letivo”.

Assim, reitera o histórico líder do PS, o povo português “é completamente instrumentalizado e não tem, em matéria de obtenção de recursos, qualquer liberdade”.

“Portugal é ainda uma democracia? Creio bem que não”, questiona e responde, frisando que uma democracia “implica a liberdade do povo, que é quem mais ordena”.

Mário Soares traça ainda o reflexo da crise, lembrando as “pensões cada vez mais baixas”, a necessidade de emigrar para “fugir ao crescente desemprego e aos salários de miséria” e o facto de a “classe média ter vindo a desaparecer”.

“Os portugueses têm vindo a perder muitos dos seus direitos económicos, sociais e culturais”, remata.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana