quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Muitas visitas de empresários portugueses mas poucos projetos em Timor - Jorge Serrano




Díli, 21 jan (Lusa) - Um dos principais empresários timorenses considerou hoje que nos últimos anos se deslocaram a Timor-Leste, onde "têm portas abertas", vários empresários portugueses, com promessas de projetos e investimento que nunca se concretizaram.

"Infelizmente fiz muitos contactos com empresários portugueses que vieram até cá, só queriam encontrar-se com o primeiro-ministro e depois não avançaram em nada", disse à Lusa Jorge Serrano.

"Vieram dezenas de empresas, muitas conhecidas. Mas até hoje nenhum projeto avançou", disse.

Apesar disso Serrano considera que este é um mercado com vantagens e oportunidades para os investidores e empresários portugueses.

"O povo timorense, os empresários timorenses, sentem-se mais confortáveis a trabalhar com empresários portugueses. Qualquer português que chega aqui tem a porta aberta e acesso prioritário. Mas têm que trazer projetos sérios. E avançar com as ideias", disse.

Serrano destaca que uma das avenidas é apostar em consórcios com empresários timorenses dando como exemplo de êxito do consórcio com a empresa portuguesa ARM-APPRIZE para a criação do Sistema Nacional de Cadastro.

"É um projeto estruturante, essencial até para o futuro da lei da terra e propriedade e, assim, para resolver questões como as garantias para o crédito bancário", disse.

"O projeto está a correr muito bem. Estamos a avançar e ultrapassámos os objetivos. Estamos a avançar nos distritos e creio que até ao final do primeiro semestre estaremos em todo o país", disse.

Admitindo que custa "bastante a arrancar o projeto", Serrano destaca a aposta do Governo e a mais-valia de aliar know-how estrangeiro com parceiros timorenses.

"Os consórcios são essenciais. Os de fora chegam com know-how. O nosso problema são os recursos financeiros mas (sobretudo) os recursos humanos. Projetos desta natureza e outros de outros consórcios são por isso muito positivos", disse.

ASP // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana