segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PM timorense escreveu a membros do Governo a dizer quem fica ou sai




Díli, 26 jan (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, escreveu hoje a todos os membros do seu executivo a dizer se ficam ou não no novo Governo, informando os que saem que devem preparar-se para se demitir até 01 de fevereiro.

Fonte do executivo timorense disse à agência Lusa que as cartas "eram de dois tipos": para os que vão continuar no Governo, a pedir para se prepararem "para a nova estrutura", e os que saem, para que se preparem para a resignação "até 01 de fevereiro".

"O primeiro-ministro escreveu a todos os 55 membros do executivo. Uns para dizer que ficam, outros para dizer que saem", afirmou a fonte governamental.

A mesma fonte confirmou à Lusa que uma das pessoas que não vai fazer parte do novo executivo é a ministra das Finanças, Emilia Pires, que terá até, segundo outra fonte, formalizado já a sua demissão.

Posição idêntica terá tido também a vice-ministra das Finanças, Santina Cardoso, que apresentou a sua demissão a Xanana Gusmão.

Uma outra fonte do executivo avançou à Lusa que também o ministro dos Transportes, Pedro Lay, terá apresentado a sua demissão ao primeiro-ministro.

Hoje, o líder da Fretilin, Mari Alkatiri, disse à Lusa que membros do partido podem participar no próximo Governo, não em nome do executivo, mas de forma individual, como "elementos válidos" que podem contribuir para corrigir distorções.

Questionado sobre se existiram já convites a membros do partido, o líder do maior partido da oposição timorense disse que os convites "são a pessoas da Fretilin e não à Fretilin".

"Essa é a nossa contribuição. Exigir que o primeiro-ministro faça uma remodelação dentro do bloco [dos partidos que apoiam o Governo] é impossível, porque dentro do bloco o PM já encontrou os melhores. Não podemos dizer que tem que fazer remodelação, reduzir o Governo e depois dizer que nós continuamos fora. A Fretilin continua fora, mas (...) não podemos bloquear essa possibilidade de elementos válidos da Fretilin participarem", declarou.

ASP // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana