segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MNE timorense elogia novo PM moçambicano, ex-embaixador no país




Díli, 26 jan (Lusa) - O chefe da diplomacia timorense manifestou-se convicto de que o recém-empossado primeiro-ministro moçambicano saberá liderar, com dinamismo, competência e inteligência a agenda do complexo processo de desenvolvimento do seu país.

José Luis Guterres falava à Lusa em Díli onde regressou na semana passada depois de ter estado em Moçambique para a tomada de posse do novo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, ato em que foi acompanhado por Carlos Agostinho do Rosário, que dias depois foi nomeado chefe do Governo.

"Em Moçambique temos amigos em todo o lado, em todos os escalões do poder e em todas as instituições. Mas foi com grande felicidade que vimos que o embaixador aqui em Timor e na Indonésia foi nomeado primeiro-ministro", disse.

"Quando fui à tomada de posse do novo Presidente foi ele que nos acompanhou mas ele nunca deixou sequer entender que isto poderia acontecer, que seria nomeado primeiro-ministro", disse.

José Luis Guterres, que viveu em Moçambique durante vários anos, afirmou que conhece o novo chefe do Governo moçambicano "há muitos anos", quando ainda era governador da Zambézia e, posteriormente, ministro da Agricultura.

"Ter sido nomeado primeiro-ministro é um reconhecimento das suas competências. É uma pessoa dinâmica, pragmática e com muitos conhecidos geopolíticos. Viveu muito tempo na Ásia e estou confiante de que vai ser um grande primeiro-ministro de Moçambique", disse.

O chefe da diplomacia timorense recordou que processos de desenvolvimento como os de Moçambique e Timor-Leste "são complexos e demoram tempo", recordando que os indicadores "dão Moçambique como um dos países em vias de desenvolvimento com dados mais positivos".

"Mas é um processo que demora anos. Com as riquezas e recursos humanos que possui, acredito que vai correr bem. O primeiro-ministro tem um trabalho que não vai ser fácil mas que com o dinamismo, a sua competência profissional e a sua inteligência, saberá agir", disse.

ASP // CSJ

Na foto: Carlos Agostinho do Rosário

Sem comentários:

Mais lidas da semana